CI

Descoberta resposta do gene do arroz à água e nutrientes

"Fertilizantes e irrigação são os dois principais insumos para a agricultura"


Pesquisadores da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, descobriram como cada gene no genoma do arroz sente e responde a combinações de água e nutrientes. A descoberta pode levar a maneiras de projetar culturas de arroz para crescer em vários solos que agora podem ser marginais, muito secos, ou não possuem os nutrientes necessários para sustentar o crescimento do arroz. 

Os países em desenvolvimento respondem por 95% da produção mundial total do cereal. De acordo com Joseph Swift, doutorando do Centro de Genômica e Biologia de Sistemas da Universidade de Nova York e principal autor do estudo, mudanças na dose de nutrientes podem ter efeitos dramáticos na expressão do gene do arroz, ou no comportamento, e no crescimento da planta. 

"Fertilizantes e irrigação são os dois principais insumos para a agricultura", disse Swift. “Mas raramente os cientistas observaram como a biologia de uma planta permite que ela responda a combinações de nutrientes e água. Isso é importante porque, em todo o mundo, solos com baixo teor de nutrientes geralmente co-localizam com solos secos. Conforme a mudança climática progride, os solos se tornarão mais secos. Além disso, o mundo precisa se tornar menos dependente de fertilizantes inorgânicos que são grandes contribuintes para a poluição por carbono”, completa. 

Levando os resultados para o campo, a equipe colaborou com pesquisadores nas Filipinas e realizou testes em duas safras. "Fiz pesquisa de campo no Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz (IRRI), trabalhando em estreita colaboração com a Dra. Amelia Henry, que está baseada lá", disse Swift. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.