CI

Descobertas moléculas que aumentam imunidade das plantas

Suas descobertas abrem caminho para o desenvolvimento de pequenas moléculas bioativas


Foto: Pixabay

Dois estudos publicados na revista Science por cientistas do Max Planck Institute for Plant Breeding Research em Colônia, Alemanha, em colaboração com colegas da China, relatam a descoberta de moléculas celulares naturais que impulsionam respostas imunes críticas de plantas.

A produção global de alimentos deve dobrar até 2050 para alimentar os 2 bilhões de pessoas adicionais que devem viver na Terra até então. Isso requer rendimentos mais altos para muitas culturas importantes. Para isso, é necessário desenvolver estratégias para tornar as plantas mais resistentes a agentes infecciosos microscópicos, bem como garantir a segurança ambiental da produção de alimentos. Alcançar isso, por sua vez, requer uma compreensão detalhada do sistema imunológico, a defesa que as plantas constroem diante de microrganismos invasores.

Em dois estudos, liderados por Gigi Chai e Jane Parker no Plant Breeding Research Institute. Max Planck em Colônia e a Universidade de Colônia na Alemanha, em colaboração com o grupo de Junbiao Chang na Universidade de Zhengzhou e um grupo liderado por Zhifu Han na Universidade de Pequim, identificaram duas classes de moléculas e determinaram seus modos de ação na mediação de respostas imunes dentro células de plantas.

Suas descobertas abrem caminho para o desenvolvimento de pequenas moléculas bioativas que podem permitir a manipulação da resistência das plantas a micróbios nocivos. No nível molecular, a principal estratégia imunológica usada pelas plantas envolve proteínas chamadas receptores de repetição de ligação de nucleotídeos ricos em leucina, ou NLRs.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.