CI

Descoberto arroz que não exige solos ricos em nitrogênio

Com isso o impacto no meio ambiente seria menor e poderia haver redução de custos


Foto: Eliza Maliszewski

Um anúncio movimenta os orizicultores do mundo. Cientistas chineses do Instituto de Genética e Biologia do Desenvolvimento da Academia Chinesa de Ciências (CAS) anunciaram que descobriram um gene que ajuda o arroz a se adaptar a baixos níveis de nitrogênio no solo, conforme noticiou o site especializado Planeta Arroz.

Com isso o impacto no meio ambiente seria menor e poderia haver redução de custos, uma vez que, com a introdução do gene nas lavouras haveria exigência até 30% menor de nitrogênio. O arroz é uma cultura que demanda o nutriente, sendo elemento fundamental para o aumento de produtividade. Na cultura do arroz irrigado, por exemplo, o nitrogênio é exigido durante praticamente todo o seu ciclo.

No estudo os pesquisadores avaliaram diferentes safras, em regiões variadas avaliando várias características agronômicas e suas respostas ao nitrogênio. Eles descobriram uma variação que era altamente conservada em tipos de arroz cultivados em solos pobres em nitrogênio mas que se perdia em regiões com alto fornecimento. Esse gene é altamente predominante no arroz selvagem cultivado em solos sem fertilizantes artificiais.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.