Descoberto substituto do glifosato?
CI
Imagem: Marcel Oliveira
ALTERNATIVA

Descoberto substituto do glifosato?

Estudo foi feito no México
Por: -Leonardo Gottems

O Instituto Politécnico Nacional (IPN) informou que os seus cientistas desenvolveram uma tecnologia biológica, patenteada junto ao Instituto Mexicano de Propriedade Industrial (IMPI), que inibe o crescimento de ervas daninhas em várias culturas e poderia ser um potencial substituto do glifosato. 

Angélica del Carmen Ruiz Font, vinculada ao Centro de Pesquisas em Biotecnologia Aplicada (CIBA) Tlaxcala, indicou que por meio dessa tecnologia foi possível selecionar, entre cerca de 40 microrganismos, oito bactérias gram positivas que regulam o crescimento de sementes silvestres de origem ruim. ervas, que competem com as plantas cultivadas por luz, água e nutrientes do solo, reduzindo assim a produtividade e a qualidade, além de dificultar a irrigação e a colheita.

Para obter as pequenas sementes-às vezes microscópicas-, o pesquisador faz uma triagem do solo. Bactérias Gram positivas com certos nutrientes são colocadas em placas de Petri e as sementes também são adicionadas para selecionar microorganismos com potencial para deprimir as plantas. “Dessa forma, as bactérias com maior capacidade de regular o crescimento das plantas herbáceas são isoladas alimentando-se de suas raízes; bem como seus termos de germinação”.

Ruiz Font explicou que o trabalho, que começou como uma pesquisa básica, tornou-se uma tecnologia que pode trazer muitos benefícios para o campo e a população, graças ao vínculo com o setor produtivo liderado pela empresa CoxBiopharma, bem como à colaboração com alunos do mestrado em Biotecnologia Produtiva, com os quais formou um sólido grupo para o desenvolvimento de ciências aplicadas que forneçam solução para um problema real.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink