CI

Desempenho do frango na sétima semana de 2019

Processo de valorização do frango vivo negociado no interior paulista se estendeu até a semana passada


Iniciado cerca de 15 dias atrás, o processo de valorização do frango vivo negociado no interior paulista se estendeu até a semana passada – terceira de fevereiro, sétima de 2019: na segunda-feira, 11, o produto obteve mais um ajuste de cinco centavos, sendo comercializado por R$3,00/kg - valor registrado pela última vez na primeira quinzena de dezembro de 2018 e que, a despeito do mercado agora firme, permaneceu inalterado no decorrer desta última semana.

A um primeiro exame, novas valorizações se tornam difíceis, porquanto o principal propulsor das altas observadas, o frango abatido, entrou no habitual processo de desvalorização mensal – desta vez, antes mesmo da virada da primeira para a segunda quinzena. 

De toda forma, tanto a ave viva como a abatida completou a primeira metade do mês com valor médio que supera o do mês anterior e o de um ano atrás – situação não observada em fevereiro de 2018. Assim, o frango vivo alcança, até o momento, valor médio 3,58% e 16,53% superior aos de janeiro de 2019 e de fevereiro de 2018. Já a valorização mensal e anual do frango abatido apresenta índices superiores – de 7,16% e 40,13%, respectivamente.

Considerado o comportamento do mercado em meses anteriores, a tendência é de estabilidade de preço do frango vivo e de continuidade de queda do preço do frango abatido. Há que se observar, porém, que em alguns segmentos da sociedade o ano letivo (e, portanto, o consumo pleno, inclusive o da merenda escolar) está começando agora, na oitava semana do ano (17 a 23 de fevereiro). Portanto, começando pelo frango abatido, ainda há chances de o mercado se estabilizar e até se firmar. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.