CI

Desempenho do frango vivo na segunda semana de fevereiro

A retomada, de toda forma, está muito mais relacionada à demanda do que, propriamente, à oferta


Como observou o AviSite na terça-feira passada (7), com o início da segunda semana de fevereiro começou, também, o ciclo de recuperação de preços do frango vivo e abatido. Na semana – após uma contínua queda de preços iniciada às vésperas do Natal – o mercado, em um processo iniciado logo nos primeiros dias do mês, perdeu toda a fragilidade anterior e firmou-se a ponto de propiciar, no espaço de quatro dias, ajuste de 15 centavos para o frango comercializado no interior de São Paulo. Em Minas Gerais, no mesmo espaço de tempo, os ajustes somaram 20 centavos.


A retomada, de toda forma, está muito mais relacionada à demanda do que, propriamente, à oferta. Por isso, como ocorre habitualmente à passagem de cada novo Carnaval, pode ocorrer uma acomodação de mercado nesta e na próxima semana.

De toda forma, a semana corrente é de expectativa, pois, no período, começam a chegar ao mercado, como frangos, os primeiros pintos de corte alojados em janeiro passado. Ou seja: pelo comportamento da oferta será possível depreender se houve algum ajuste da produção já no início de janeiro ou se ele só começou mais tarde.
O esperado, de toda forma, é que doravante ocorra uma gradativa redução da oferta, já que se passaram mais de 60 dias desde o início do recuo de preços, chegando-se a uma situação (preço inferior ao custo) que forçou a revisão ou mesmo a suspensão dos alojamentos anteriormente programados.


Se isso se confirmar, a recuperação já iniciada deverá, passado o Carnaval, caminhar um pouco mais rapidamente. É fundamental que isso ocorra, pois, por ora (e a despeito da recuperação recente), o preço médio do frango vivo permanece um quarto abaixo do registrado há um ano.



Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.