CI

Desempenho do frango vivo no 1º semestre de 2009

O frango vivo comercializado no interior paulista registrou no semestre, em relação ao preço médio do mesmo período do ano passado, ganho de 15,69%


Ao alcançar, no semestre, preço médio de R$1,71/kg,o frango vivo comercializado no interior paulista (síntese do mercado brasileiro, inclusive do frango abatido) registrou, em relação ao preço médio do mesmo período do ano passado, ganho de 15,69%, um índice extremamente contrastante com aqueles obtidos nos cinco anos anteriores (quedas de 3% em 2004 e 2005 e de 23% em 2006; aumentos de apenas 1,4% em 2007 e 2008).

Naturalmente, esse resultado não foi alcançado por acaso, é reflexo da conscientização do setor produtivo, que soube adequar a produção ao “novo mercado” nascido com a crise econômica mundial. Entretanto, o suposto ganho do semestre continua insuficiente frente à inflação acumulada no decorrer do tempo.

Pois considerados os índices de evolução acima (evolução negativa em três exercícios e positiva em outros três), do final de 2003 para cá o produto apresenta variação de preços pouco superior a 20% (R$1,41/kg no 1º semestre de 2003), índice aquém da inflação (INPC-IBGE) acumulada no período, superior a 30%.

Mais detalhes na edição de julho de Produção Animal – Avicultura, a revista do AviSite, que estará em circulação nos próximos dias.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.