CI

Desempenho do frango vivo no primeiro decêndio de março

Única probabilidade de novas correções nos preços ora praticados estaria em uma redução sensível da oferta


A expectativa de que o processo de recuperação de preços do frango vivo tivesse continuidade no decorrer de março até agora não se confirmou. Pois, exceto um único ajuste logo no primeiro dia do mês, o primeiro decêndio foi encerrado sem acenos de novas altas – ainda que as ofertas continuem ajustadas e o mercado permanece firme.


A uma primeira análise, pelo menos três fatores ajudam a explicar a atual estabilidade de preços. Primeiro, ainda estamos em março, primeiro trimestre do ano, período em que o consumidor ainda convive com os compromissos financeiros do início de todo exercício. Isso força a estabilização dos preços do frango no varejo em um patamar baixo e, por decorrência, tolhe o avanço de preço do frango vivo.

Outro fator é o período de safra das carnes, que se estende até meados do ano e, invariavelmente, determina preços decrescentes no semestre. É o que já vem ocorrendo, pois, ainda que em menor escala que aquela experimentada pelo frango vivo no primeiro bimestre do ano, as cotações do boi em pé também começam a apresentar retrocesso.


Embora não tão influente na atualidade, o terceiro fator é o período de Quaresma, ocasião em que, normalmente, o consumo de carnes se revela recessivo e os preços decrescem ou se estabilizam.

Com tudo isso, a única probabilidade de novas correções nos preços ora praticados estaria em uma redução sensível da oferta. Porém, ainda que a produção tenha se reduzido (é algo que só se irá descobrir lá na frente), pode ser que esteja sendo neutralizada pelo menor volume exportado.

Os dados de exportação de fevereiro, apresentados em uma das Notícias de hoje, revela que isso ocorreu no mês passado. E como isso parece ser uma tendência, talvez seja oportuno reavaliar as metas de produção para 2012.



Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.