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Desempenho do ovo, na granja, na 12ª semana de 2020

Tendência aparenta ser de mercado firme com disponibilidades insuficientes para atender a demanda existente.


Foto: Marcel Oliveira

A semana passada (12ª semana, 15 a 21 de março) foi marcada por um mercado agitado pelos vários desdobramentos em relação ao enfrentamento do vírus pandêmico Covid-19, impondo aos consumidores um abastecimento mais robusto para uma necessidade de maior reclusão domiciliar.

Com isso, o mercado de ovos que já vinha se mantendo firme e com disponibilidades ajustadas teve uma demanda ainda maior e os produtores alcançaram três novos reajustes na comercialização do seu produto. Com as valorizações, o preço médio semanal do produto na granja alcançou aumentos de 3,6% na semana e de 44,5% sobre o mesmo período do ano passado. Já o preço médio no decorrer de março alcança R$93,33, equivalendo, por ora, a aumento de 5% em relação a fevereiro último. Entretanto, em relação a março do ano passado, aponta expressiva evolução de 42,2%.

A semana atual (13ª semana, 22 a 28 de março) traz consigo o período onde, normalmente, haveria redução de consumo pela perda de poder aquisitivo do trabalhador. Entretanto, devido à pandemia, um número cada vez mais significativo da população ativa está trabalhando em casa e isso deve proporcionar um crescimento substancial no consumo domiciliar.

Assim, a tendência aparenta ser de mercado firme com disponibilidades insuficientes para atender a demanda existente. Agora, diante do cenário nacional de calamidade, os produtores de ovos devem encontrar o ponto de equilíbrio entre o aumento dos custos de produção e os preços praticados, para que a população continue encontrando no setor de postura comercial um aliado para suportar e superar esse momento difícil contando com um alimento nutritivo e de valor acessível.

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