CI

Desempenho externo das carnes em fevereiro de 2019

Uma vez que em janeiro as exportações brasileiras de carnes apresentaram fraquíssimo desempenho


Uma vez que em janeiro as exportações brasileiras de carnes apresentaram fraquíssimo desempenho, os resultados alcançados em fevereiro, sem serem significativamente maiores, apresentaram evolução positiva tanto em volume, como no preço (exceção apenas à carne suína, que enfrentou ligeiro retrocesso no preço médio) e, ainda, na receita cambial.

Dessa forma, ao aumentar pouco mais de 11% em relação ao mês anterior, o volume somado das três carnes propiciou aumento de receita superior a 12,5%.

Porém, na comparação com o mesmo mês do ano passado, tais índices foram mais modestos. Assim, embora o volume de carne suína tenha aumentado expressivos 21% e o de carne bovina mais de 17%, o simples fato de o volume de carne de frango ter recuado quase meio por cento fez com que o total exportado das três carnes aumentasse menos de 6%.

No tocante ao preço, somente a carne de frango apresentou variação positiva (+3%) em relação a fevereiro de 2018. Mas como, apesar do preço menor (-8% e -6%, respectivamente), os volumes de carne suína e bovina aumentaram significativamente, esses retrocessos não influenciaram a receita cambial do mês, que registrou incremento anual de 6,5%. 

Vale consignar que, para as três carnes, o volume exportado em fevereiro correspondeu a cerca de 90% do que havia sido projetado com base no acumulado dos 16 primeiros dias úteis do mês, ou seja, faltando apenas quatro dias úteis para o fechamento do período.

Tudo indica que, para poder disponibilizar os dados do mês anterior já no primeiro dia útil do mês seguinte, a SECEX/MDIC antecipa a contabilização dos embarques, deixando de computar os embarques de um ou dois dias finais do período. Em suma: embora trazendo “restos” de janeiro, os embarques de fevereiro podem ter sido maiores que os apontados. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.