CI

Desempenho externo das carnes na 1ª semana de dezembro

Primeiros números de exportação de carnes da SECEX/MDIC para dezembro mostram resultados otimistas


Os primeiros números de exportação de carnes da SECEX/MDIC para dezembro mostram resultados otimistas. A receita cambial, por exemplo, da ordem de US$72,733 pela média diária, se encontra 21,2% e 16,8% acima das registradas, respectivamente, em novembro passado e em dezembro de 2017. Além disso, corresponde ao terceiro melhor resultado de toda a história do setor.

No tocante ao volume, mantidas no restante do mês as mesmas médias diárias embarcadas nos cinco primeiros dias uteis de dezembro (12,4 mil toneladas de carne suína, 32,3 mil toneladas de carne bovina; 102,9 mil toneladas de carne de frango), os totais mensais terão o seguinte quadro:

- Carne suína: 49,6 mil toneladas, cerca de 13% a mais que em dezembro de 2017, mas redução de quase 3% sobre as 51 mil toneladas de novembro passado;

- Carne bovina: pouco mais de 129 mil toneladas, resultado que irá representar aumento de, praticamente, 19% sobre dezembro de 2017 e, a exemplo da carne suína, queda pouco superior a 1% sobre o mês anterior (130,6 mil toneladas em novembro passado);

- Carne de frango: perto de 412 mil toneladas, 38,83% e 39,29% a mais que em, respectivamente, novembro de 2018 e dezembro de 2017.

Ressalva, apenas, em relação à carne de frango. É que, aparentemente, nos primeiros números de dezembro corrente estão embutidos embarques não contabilizados de novembro último. A tendência, pois, é de diluição do volume projetado à medida que o mês avance. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.