CI

Desenvolvedores de tecnologia seguem com suas atividades

Produtores, aviação agrícola e desenvolvedores de tecnologia seguem com suas atividades para garantir o abastecimento de produtos essenciais como álcool e alimentos


Foto: Pixabay

Produtores, aviação agrícola e desenvolvedores de tecnologia seguem com suas atividades para garantir o abastecimento de produtos essenciais como álcool e alimentos

Com a expansão do coronavírus pelo mundo, governantes de diversos países decretaram quarentena para conter a disseminação da doença entre a população, medida adotada, inclusive, em alguns estados brasileiros. Mas setores essenciais seguem o trabalho, alguns com horário e pessoal reduzido, outros com medidas de proteção adicionais. Um deles é o agronegócio, que sustenta o país não só com a produção de alimentos, mas agora também matéria prima para a fabricação do álcool em gel, item de suma importância para o combate ao Covid-19, entre outros insumos.

“Estamos, como todos no país, em um momento de cautela e cuidados rigorosos com a higiene sanitária. Acontece o mesmo em nosso negócio, mas ele não para; pelo contrário, estamos atuando com ainda mais intensidade e percebendo o constante interesse do produtor em obter recursos que garantam mais segurança para quem trabalha no campo, preocupação que resulta em um produto melhor”, conta Leonardo Luvezuti, gestor de operações da Perfect Flight, startup de gestão de aplicação aérea de defensivos agrícolas.

A colocação do gestor da agtech vai ao encontro das necessidades do momento, uma vez que a aplicação de defensivos por meio da aviação aérea envolve um contingente menor de pessoas: piloto da aeronave, engenheiro agrônomo e técnico agrícola. Além disso, a pulverização aérea é essencial para a cana-de-açúcar, por exemplo, por ser uma cultura alta e densa, e, nesse momento, extremamente importante. “O álcool anidro é extraído da cana e fundamental para a produção do álcool gel, além de também ser utilizado pelas indústrias farmacêutica e de produtos de limpeza.”

Grandes empresas e produtores brasileiros optam pela pulverização aérea e utilizam o sistema da Perfect Flight para analisar o melhor horário para as aplicações e às condições climáticas para o voo. Além disso, a ferramenta possui um recurso para traçar a rota da aeronave e ajuda a proteger mananciais, áreas de preservação permanente (APP) e até mesmo cidades próximas. “Um dos resultados que a plataforma gera e que mais agrada aos produtores é o relatório com as informações de quanto defensivo foi colocado e onde. Essa plataforma é essencial e única para garantir o controle da aplicação de defensivos na produção”, conta Luvezuti.

Neste momento, em que o isolamento social tem sido a principal recomendação, é importante contar com sistemas que mantenham os profissionais em campo, com a qualidade e eficiência necessárias para, ao final, garantir o abastecimento da população durante esse período e manter a economia do setor em desenvolvimento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.