Desenvolvido genoma para combater o “vilão” dos cafezais
CI
Imagem: Divulgação
BICHO-MINEIRO

Desenvolvido genoma para combater o “vilão” dos cafezais

A escassez de informações sobre a sequência genômica desse tipo de mariposa, era até o momento, a principal dificuldade para realizar o controle
Por: -Aline Merladete

Texto: Correspondente Iara Siqueira 

Você já ouviu falar da praga do bicho-mineiro (leucoptera Coffella)? Com apenas 2mm de comprimento total do corpo, as lagartas de pequenas mariposas, são o “terror” dos cafezais, com perdas significativas de até 70%, depende da intensidade da manifestação e desfolha provocada. 

Pesquisadores da equipe multidisciplinar da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, acaba de anunciar a geração de dados do genoma completa do bicho-mineiro. Na fase de lagarta, o inseto de coloração branca é capaz de devorar uma planta inteira. 

A escassez de informações sobre a sequência genômica desse tipo de mariposa, era até o momento, a principal dificuldade para realizar o controle. Segundo a Embrapa, era difícil combater o mecanismo de resistência do inseto aos inseticidas, além do controle, funcionar em uma ou duas safras somente. 

Agora, com os dados do genoma (conjunto completo dos genes da praga) e transcriptoma do inseto (genes em uso pelo inseto) será possível analisar órgãos, tecido ou linhagem celular, que permitirão desenvolver estudos moleculares de genes alvo para controle da praga.


 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.