Desenvolvimento da suinocultura em GO tem parcerias de peso para 2011

Agronegócio

Desenvolvimento da suinocultura em GO tem parcerias de peso para 2011

Estão sendo desenvolvidos diversos cursos de capacitação em Goiás para a explanação de diferentes cortes na carne e modos de preparo
Por: -Janice
1269 acessos
Os resultados conquistados pelo estado de Goiás em 2010 pelo Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) garantiram as parcerias e apoios considerados fundamentais para a atuação da Associação Goiana dos Suinocultores (AGS) junto ao Sebrae/GO em 2011. Na segunda quinzena de março, os coordenadores do Projeto estiveram reunidos em diversos encontros com entidades e parceiros do setor para apresentação do novo plano de trabalho, bem como as metas atingidas pelo Projeto no ano passado.

Durante reunião na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado de Goiás (Seagro) estiveram presentes parceiros de peso como o Secretário de Estado da Agricultura, Antônio Flávio Camilo de Lima. Segundo ele, a Seagro acredita na credibilidade e consistência do trabalho efetuado pelo PNDS no estado e reforça a importância da capacitação para a atividade. “Esse projeto está muito bem elaborado e é necessário informar ao consumidor os benefícios da ingestão da carne suína. Para tanto estão sendo desenvolvidos diversos cursos de capacitação em Goiás para a explanação de diferentes cortes na carne e modos de preparo”, explica.

A mesma visão tem o presidente da Associação, Julio Carneiro, que acredita ser preciso quebrar os paradigmas em relação à carne suína. “A carne mais consumida do mundo figura no Brasil na terceira colocação, mas aqui o gargalo no consumo está nos paradigmas que envolvem essa carne e é preciso quebrá-los para que haja o aumento do consumo. Extremamente saborosa essa carne também pode ser saudável e tem um ótimo preço”, salienta o presidente. Ao final do encontro, o Secretário da Agricultura reforçou seu apoio à suinocultura e a as atividades do Projeto no estado.

O Presidente da AGS, junto aos coordenadores do Projeto, também esteve em reunião na Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) com o superintendente da entidade, Claudinei Rigonato; o Superintendente do Senar/GO, Marcelo Costa Martins e o analista da Regional Metropolitana do Sebrae Goiás, Marcos Fernando Passos, colaborador direto nas ações executadas no estado.

Para o superintendente, os resultados apresentados em 2010 garantem que o caminho trilhado pela AGS e seus parceiros é, com certeza, de muito sucesso. “A visão é bastante estratégica e o envolvimento completo dos elos é essencial para atingir a meta e desenvolver a cadeia como um todo”. Já para Marcos Fernando do Sebrae/GO, o Projeto foi muito bem sucedido, com todas as metas superadas e, para o Sebrae, “esse ano a perspectiva é de ampliação das metas além da continuidade das ações e parceria com o Senar que possibilitará grandes resultados”.

Na mesma oportunidade houve visita à Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), que por meio de seu presidente, Antenor Nogueira, declarou parceria ao Projeto e reiterou a relevância das ações para suinocultura do estado, ressaltando a importância da certificação para Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) desenvolvidas junto às agroindústrias.

Produtores goianos aprovam resultados

Ainda na mesma semana a AGS organizou a apresentação dos resultados do estado no PNDS 2010 aos suinocultores associados à entidade. Segundo a gerente executiva da AGS, Crenilda Neves, as ações superam as expectativas e mobilizaram diversas entidades atuantes no setor que hoje são parceiros importantes para o desenvolvimento da suinocultura regional. Os produtores validaram o plano de trabalho do PNDS junto a AGS e parceiros para 2011 e se comprometeram a apoiar a entidade de forma física e financeira para o desenvolvimento das ações.

Presente no encontro, o analista da Regional Metropolitana do Sebrae Goiás, Marcos Fernando, que apresentou aos produtores presentes o plano de atividades do PNDS 2011, destacando as ações na área de produção e indústria, entre os cursos do Senar/GO para gerentes e colaboradores de granjas. Com a formação dos instrutores estaduais pelo Senar Nacional no início de 2011, o estado de Goiás já tem profissionais preparados para atender as necessidades das granjas e de seus colaboradores. Por isso, o Coordenador de Suinocultura do Senar/GO, Rogério Viana, apresentou aos suinocultores os cursos e módulos que serão oferecidos ainda neste primeiro semestre pela AGS por meio do PNDS.

As informações são da assessoria de imprensa Associação Brasileira dos Criadores de Suínos –ABCS.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink