CI

Desmatamento na Amazônia cai 47% na comparação anual

Os desmatamento são Mato Grosso, Pará, Rondônia e Amazonas


O acumulado do desmatamento na Amazônia entre agosto de 2009 e maio de 2010 caiu 47 por cento, para 1.564 quilômetros quadrados, em relação ao mesmo período um ano antes, quando o desmatamento atingiu uma área de 2.958 quilômetros quadrados.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente nesta quinta-feira (22), os Estados líderes de desmatamento, em monitoramento em maio deste ano, são Mato Grosso (51,9 quilômetros quadrados), Pará (37,2), Rondônia (10,7) e Amazonas (9,8 km).

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, avaliou que a redução é uma tendência que vem se consolidando por diversos fatores, inclusive ações estaduais e fiscalizações que envolvem Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional e Casa Civil.

O bioma da Amazônia tem área total de 4,2 milhões de quilômetros quadrados, o que corresponde a 48,1 por cento do território brasileiro, e abrange os Estados do Pará, Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima e algumas partes do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.