CI

Dessecação antecipa colheita em 5 dias

Dicas do pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Rodrigo Garcia



De acordo com o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Rodrigo Arroyo Garcia, a dessecação pré-colheita da soja, com uso de herbicida, uniformiza a lavoura, controla plantas daninhas e pode ainda antecipar a colheita, em média, em cinco dias, o que pode antecipar também o plantio do milho safrinha.

“Quando o produtor desseca a lavoura, a planta vai morrer rapidamente e o trabalho precisa ser executado de forma dinâmica. É fundamental que o produtor esteja atento às informações [de previsão do tempo], antes de optar pela dessecação, pois o excesso de chuvas pode prejudicar o trabalho de colheita e ocasionar perdas”, explica.

“Além disso, caso a colheita, após a dessecação demore, o produtor pode ter surpresas desagradáveis como, por exemplo, perdas com abertura de vagens, maior incidência de grãos ‘ardidos’ e até germinação da soja no próprio pé, dentro da vagem, caso ocorra excesso de umidade na lavoura por período prolongado”, complementa Garcia. 

O especialista ressalta que a colheita também pode ser feita sem dessecação, mas o produtor deve levar em conta os benefícios da prática, aliado as informações de previsão de tempo e avaliar os riscos envolvidos, antes da tomada de decisões: “É preciso avaliar se vale a pena ou não dessecar naquele momento”.

O pesquisador dá a dica do momento certo para a aplicação do dessecante: após a maturação fisiológica das plantas. “Essa fase é conhecida como o estágio R7 de desenvolvimento, onde boa parte das folhas já estão amareladas. Se fizer a dessecação antes desse ponto, a soja perde massa dos grãos.  A partir desse ponto recomendado, a planta já finalizou o transporte de nutrientes para os grãos e já atingiu o pico de matéria seca e está apenas perdendo água”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.