CI

Destilaria aumenta produtividade e reduz consumo energético na produção sucroalcooleira

O desenvolvimento de um negócio depende, entre outros fatores, da visão empreendedora de seus gestores


O desenvolvimento de um negócio depende, entre outros fatores, da visão empreendedora de seus gestores. Na verdade, este é o fator principal. Empreender significa pensar no presente e no futuro ao mesmo tempo; fazer mais com menos; aumentar a qualidade; reduzir e eliminar os gargalos que dificultam e oneram o processo produtivo. 

Esse pensamento orientou as tomadas de decisões dos gestores da Destilaria Vale do Paracatu (DVPA), localizada no município de Paracatu - MG. Há dez anos na região, a destilaria atua no setor sucroalcooleiro, com produção de cana, etanol e cogeração de energia.

Atualmente, dos 12 mil hectares da destilaria, seis mil são irrigados. Bruno Teixeira, gerente agrícola da DVPA, diz que sem a irrigação não seria possível plantar e processar cana. “A iCrop somou muito. Além da plataforma do software, onde a gente consegue fazer as leituras e rodar os manejos, os consultores desenvolvem um trabalho próximo, ajudam nas decisões e se reúnem com a equipe operacional”.

Vantagens e facilidades

A redução do consumo de energia foi outra vantagem apresentada por Bruno, assim como a possibilidade de monitorar a irrigação e trabalhar com dados concretos. Estes dados fornecem informações importantes e contribuem com todo o processo produtivo. “Antes, dávamos de três a quatro voltas com o pivô. Hoje, são só duas, o que otimizou nosso consumo. Temos pivôs com raio médio de 50 km da planta, ou seja, é muito pulverizado”, afirma o gerente. 

O monitoramento em tempo real, visão e gestão transformados em dados concretos, juntamente com a consultoria especializada e tecnologia de ponta da iCrop, contribuem diretamente para a longevidade do canavial e constância da produtividade nas áreas irrigadas. 

O manejo de alta performance, com consultores acompanhando todo o processo e fazendo a gestão completa da irrigação na fazenda, garante, além de maior produtividade e menor risco de perda na produção, um produto final de extrema qualidade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.