CI

Detectado gene que melhora a fibra do algodão

"Esse recurso o torna mais sustentável do que o algodão branco e fibras químicas"


O pesquisador Qian Yan, da Universidade Southwest, na China, e seus colegas realizaram a expressão gênica e análise de uma versão de um gene TT2 da Arabidopsis de algodão, que participa da síntese do pigmento marrom na fibra de algodão. De acordo com o pesquisador, o gene detectado tem a capacidade de tornar mais resistente a fibra do algodão, característica própria da variedade marrom. 

A fibra de algodão marrom está aumentando em importância porque omite o tingimento e branqueamento durante o processamento têxtil. Esse recurso o torna mais sustentável do que o algodão branco e fibras químicas. No entanto, estudos mostraram que o pigmento marrom está associado a baixo rendimento e baixa qualidade da fibra. 

Portanto, estudar as bases bioquímicas e moleculares da pigmentação é importante para melhorar a cor, a produtividade e a qualidade da fibra de algodão de fibra marrom e expandir suas aplicações. Com isso, o professor explica que toda a indústria de algodão poderia ser beneficiada, visto que o fato otimizaria a produção e também abriria espaço para inúmeras inovações. 

Eles observaram que esse gene do algodão chamado GhTT2-3A está envolvido na ativação de genes que participam da síntese do pigmento marrom. Isso significa que apenas esse gene é o responsável por toda uma série de características próprias dessa planta. 

Os pesquisadores também descobriram que o aumento da quantidade desse gene durante a fase de espessamento da parede secundária resultou em fibras marrons maduras com uma qualidade de fibra e uma porcentagem de “penugens” quase igual à da fibra branca. Portanto, esse gene pode ser uma chave para melhorar o desempenho e a qualidade do algodão de fibra marrom.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.