CI

Deve sair hoje regra do algodão transgênico


Está prevista para hoje (14-12) a publicação, no Diário Oficial, da decisão da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) considerando seguro o plantio de algodão convencional com até 1% de traço de sementes transgênicas. A partir da publicação, a regra torna-se válida para a produção da pluma na safra 2004/05. Segundo a assessoria de imprensa da CTNBio, a resposta à consulta técnica feita pela Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem) apenas admite a existência de contaminação no plantio convencional.


Segundo o órgão, a regra visa regularizar a produção e o índice de 1% adotado levou em consideração os níveis de segurança mundialmente aceitos. Levantamento divulgado em setembro pelo Ministério da Agricultura apontou índices de contaminação em lavouras de algodão do Mato Grosso inferiores a 0,5% da área plantada e a CTNBio estima os níveis de contaminação poderiam chegar a 20%, se não fosse imposto um limite.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.