Devemos temer mais o custo dos alimentos do que a gasolina
CI
Imagem: Pixabay
SEGURANÇA ALIMENTAR

Devemos temer mais o custo dos alimentos do que a gasolina

"Globalmente, o custo do fertilizante aumentou quase 100%"
Por: -Leonardo Gottems

Os custos do petróleo cresceram bastante nos últimos tempos depois da invasão da Ucrânia pela Rússia, mas isso acabou desviando do foco de algo até mais preocupante: o preço dos alimentos. Quem disse isso foi Larry Fink, fundador da BlackRock, maior gestora de investimentos do mundo.

“A única coisa com a qual me preocupo e sobre a qual não falamos o suficiente é a comida”, instruiu ele ao Financial Times. “Esta não é apenas uma preocupação com a inflação. Há também preocupações geopolíticas que resultam disso”, completou.

Os custos de energia, gasolina e insumos agrícolas à base de petróleo dispararam no início deste ano, quando as nações ocidentais impuseram sanções à Rússia após a invasão. Os preços dos grãos e do óleo comestível também foram prejudicados porque a Ucrânia é um grande exportador.

“Falamos muito sobre os preços da gasolina porque é isso que afeta os norte-americanos, mas o maior problema é a comida”, mencionou Fink. “Houve uma tremenda destruição de terras aráveis na Ucrânia... Globalmente, o custo do fertilizante aumentou quase 100% e esse custo adicional está reduzindo a quantidade de fertilizante usada na agricultura. Isso está prejudicando a qualidade da safra em todo o mundo”, indicou.

Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA, mencionou na sexta-feira que o mundo está lidando com “um momento extremamente difícil para a segurança alimentar global” e instou o grupo G20 das principais nações a interromper as restrições de estoque e exportação de refeições e fornecer mais ajuda monetária a organizações internacionais.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.