Devon fecha ano positivo e incentiva criadores da raça
CI
Agronegócio

Devon fecha ano positivo e incentiva criadores da raça

Associação doará em 2012 dez mil doses de sêmen para aumentar rebanho
Por: -Joana
Associação de criadores doará em 2012 dez mil doses de sêmen para aumentar rebanho

Nesta terça-feira (29), a Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD) realizou, em Porto Alegre (RS), coletiva de imprensa para apresentar balanço das atividades do ano e novidades para 2012. Na ocasião, o presidente Adelar Santarem agradeceu o empenho de todos pelo crescimento e sucesso da raça, que hoje tem cerca de 30 mil animais registrados no país.


O presidente destacou também a participação da Expointer 2011, onde a Associação teve diversas atividades, e a Convenção Nacional de Cridores em São Borja (RS), que transformou o município na capital do Devon no Brasil. “Um dos nossos objetivos para 2011 era divulgar e valorizar o Devon, buscando cada vez mais criadores. Após essas conquistas, nosso objetivo é dar continuidade nas ações inovadoras que fizemos este ano”, comenta o presidente.


Entre as atividades previstas para 2012, a Associação tem como meta fazer a doação de dez mil doses de sêmen, duas mil para o Governo do Estado e oito mil para prefeituras do Rio Grande do Sul. O objetivo, ressaltou Santarem, é aumentar a população da raça no Estado, que tem cerca de três mil novos registros por ano. Segundo ele, além do RS, a raça está presente também no Mato Grosso, Bahia e Santa Catarina.


Outra ação para o próximo ano foi elaborada graças ao sucesso de uma das atividades de 2011: o Prêmio Jovem Expositor durante a Expointer, que levou dezenas de crianças para as pistas de julgamento para disputar o título. O prêmio fez tanto sucesso, que a ABCD criou uma nova prova para a Feira: o Troféu Chiripá, que será dedicado a mulheres que inscreverem exemplares PO e rústicos nos julgamentos de 2012. “Ficamos muito satisfeitos com a repercussão do Jovem Expositor e entendemos que o sucesso vai se repetir no Chiripá. As mulheres são grandes parceiras na família na atividade pecuária, mas muitas vezes lhe faltam oportunidades de espaços de maior destaque”, conclui Santarem.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.