CI

Devon fecha ano positivo e incentiva criadores da raça

Associação doará em 2012 dez mil doses de sêmen para aumentar rebanho


Associação de criadores doará em 2012 dez mil doses de sêmen para aumentar rebanho

Nesta terça-feira (29), a Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD) realizou, em Porto Alegre (RS), coletiva de imprensa para apresentar balanço das atividades do ano e novidades para 2012. Na ocasião, o presidente Adelar Santarem agradeceu o empenho de todos pelo crescimento e sucesso da raça, que hoje tem cerca de 30 mil animais registrados no país.


O presidente destacou também a participação da Expointer 2011, onde a Associação teve diversas atividades, e a Convenção Nacional de Cridores em São Borja (RS), que transformou o município na capital do Devon no Brasil. “Um dos nossos objetivos para 2011 era divulgar e valorizar o Devon, buscando cada vez mais criadores. Após essas conquistas, nosso objetivo é dar continuidade nas ações inovadoras que fizemos este ano”, comenta o presidente.

Entre as atividades previstas para 2012, a Associação tem como meta fazer a doação de dez mil doses de sêmen, duas mil para o Governo do Estado e oito mil para prefeituras do Rio Grande do Sul. O objetivo, ressaltou Santarem, é aumentar a população da raça no Estado, que tem cerca de três mil novos registros por ano. Segundo ele, além do RS, a raça está presente também no Mato Grosso, Bahia e Santa Catarina.


Outra ação para o próximo ano foi elaborada graças ao sucesso de uma das atividades de 2011: o Prêmio Jovem Expositor durante a Expointer, que levou dezenas de crianças para as pistas de julgamento para disputar o título. O prêmio fez tanto sucesso, que a ABCD criou uma nova prova para a Feira: o Troféu Chiripá, que será dedicado a mulheres que inscreverem exemplares PO e rústicos nos julgamentos de 2012. “Ficamos muito satisfeitos com a repercussão do Jovem Expositor e entendemos que o sucesso vai se repetir no Chiripá. As mulheres são grandes parceiras na família na atividade pecuária, mas muitas vezes lhe faltam oportunidades de espaços de maior destaque”, conclui Santarem.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.