DF: pesquisa de campo coleta dados para a primeira estimativa da safra de grãos 2021/22
CI
Imagem: Pixabay
AGRICULTURA

DF: pesquisa de campo coleta dados para a primeira estimativa da safra de grãos 2021/22

Conab percorrem as lavouras com produção de grandes culturas para levantar em campo os dados
Por:

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) percorrem as lavouras com produção de grandes culturas no Distrito Federal para levantar em campo os dados para o 1º Levantamento da Safra de Grãos 2021/22, que será anunciado em outubro. O roteiro inclui visitas aos Núcleos Rurais de Pipiripau e Taquara na região de Planaltina, além dos Núcleos Rurais de Tabatinga, Rio Preto, PAD-DF, Jardim I e II, São José e Carirú, na região do Paranoá.

O trabalho iniciado nesta semana segue até sexta-feira (24). Entre os produtos avaliados destacam-se o feijão 1ª safra, milho 1ª safra e a soja, além das culturas em final de ciclo da safra 2020/21, como trigo, milho 2ª safra, sorgo e girassol. “Teremos um olhar especial no milho 2ª safra, que tem sofrido com os efeitos climáticos”, explica o superintendente da Conab no Distrito Federal e Entorno, Rafael Bueno. “No último levantamento da safra 2020/21, anunciado neste mês de setembro, a produção regional de grãos mostrou-se bastante afetada pelo calor intenso, sem registro de chuvas e níveis críticos de baixa umidade, e o milho cultivado no DF chegou a uma redução de 24%.”

De acordo com os resultados da safra passada, a expectativa de produção no DF chegou a 752 mil toneladas, 13,8% a menos que o montante alcançado no ciclo anterior, quando a safra no DF chegou a 872,8 mil toneladas. Com esse levantamento de campo, a Conab traz a primeira estimativa para o ano safra 2021/22. Além do acompanhamento das lavouras nos núcleos rurais, quando são percorridos em média 800 km de áreas de cultivo na região, a Companhia atua em parceria com uma rede de informantes para a pesquisa de safra, entre cooperativas e agricultores locais.

Serviço:
Pesquisa de Campo para Safra de Grãos no DF
Data: 20 a 24 de setembro
Divulgação dos resultados: 7 de outubro (no 1º Levantamento da Safra 2021/2022 de Grãos)


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.