CI

DF amplia cobertura de produção agroecológica

Iniciativa ampliará de 82 para 100 o total de família atendidas


Iniciativa ampliará de 82 para 100 o total de família atendidas
 
Brasília – O sucesso da iniciativa do projeto Produção Agroecológica Integrada Sustentável (Pais) levou a Fundação Banco do Brasil a aprovar projeto do Sebrae no Distrito Federal para ampliação do número de propriedades atendidas. A instituição ligada ao banco é responsável pela aplicação da tecnologia social no país por meio de parcerias como a que mantém com o Sebrae em vários estados.

A iniciativa, que teve início em 2010 com a meta de instalar 69 unidades, alcançou 82 propriedades. Com o sucesso da ação e a demanda dos produtores, agora, deverão ser atendidos 100 pequenos produtores rurais do DF.

O Pais é uma tecnologia social de produção agrícola que não usa agrotóxicos. Cada unidade é composta por um galinheiro cercado por anéis, onde são produzidas hortaliças. Instaladas em pequenas propriedades, as unidades visam preferencialmente a subsistência da família. No entanto, pode gerar excedente

A produtora Ivone Ribeiro Machado tinha um emprego na cidade quando o projeto foi inaugurado. Ela resolveu se mudar para o campo e se dedicar à unidade do Pais instalado na sua propriedade. Começou com três anéis, mas agora já tem 11 círculos onde produz alface, rúcula e chicória vendidas em feiras de Brasília. “Nos seis primeiros meses deste ano, faturei R$ 9 mil. Minha meta, para o ano que vem, é lucrar R$ 65 mil”, planeja.

“Além de segurança alimentar para as famílias, há ganho financeiro. O excedente é vendido com valor agregado, por se tratar de produtos orgânicos”, explica o gestor do projeto pelo Sebrae no DF, Carlos Cardoso. Para os agricultores que produzem pelos métodos tradicionais, o programa auxilia na transição para a metodologia sem defensivos químicos.

A gestão financeira da unidade também recebe atenção das instituições que gerem o projeto. Os agricultores recebem o Caderno de Anotação Rural, criado pelo Sebrae no DF. “É uma ferramenta fundamental para que possam administrar compras e vendas de produtos. Também há espaço para registro de acompanhamento técnico de forma a mensurar os avanços e pontos que precisam melhorar”, explica o diretor do Sebrae no DF, Rodrigo de Oliveira Sá.

Empreendedorismo

O superintendente do Sebrae no DF, Antônio Valdir Oliveira Filho, acredita que a iniciativa ajuda a incentivar o empreendedorismo na unidade federativa. “Os agricultores que atendemos são pessoas corretas, trabalhadoras, que geram emprego e renda e nos orgulham. Precisamos acabar com o estigma de associar a imagem da capital federal apenas à esfera política. Esse é o DF que temos o orgulho de ajudar a construir para ser uma referência no Brasil”, destacou Antônio Valdir.

“Quando as instituições trabalham de forma alinhada, é muito mais fácil mudar a vida da população para melhor”, acredita o secretário de Agricultura do Distrito Federal, Lúcio Valadão. Ele conta que, ao participar de projetos como esse, os produtores são capacitados, ganham autonomia, se apropriam da tecnologia e conquistam a independência. Para o presidente da Emater-DF, José Guilherme Tollstadius Leal, também é uma oportunidade para promover agroecologia e segurança alimentar das famílias. “Com essa parceria que firmamos com o Sebrae e FBB, podemos dar assistência técnica permanente e inserir as famílias nas compras governamentais”.

“Grande parte da pobreza no Brasil está concentrada no meio rural e é por meio de iniciativas como essa que vamos realmente mudar essa condição. O Pais é um sistema de produção libertador que leva dignidade às famílias”, assinala o gerente de Parcerias e Articulações de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil, Jefferson D’Ávila de Oliveira.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.