CI

Dia 19 tem colheita no cafezal do Instituto Biológico, em SP

Objetivo é trazer para a metrópole um pouco do dia a dia das fazendas no interior


Em comemoração ao início da colheita de café no Estado de São Paulo, baristas, donos de cafeterias, produtores, torrefadores, representantes de cooperativas e do varejo e demais apaixonados por café poderão colher os grãos no cafezal do Instituto Biológico. Localizado no coração de São Paulo, no bairro da Vila Mariana, a apenas 5 minutos da Avenida Paulista e próximo ao Parque do Ibirapuera, esta é uma das últimas áreas com café da capital.
O ‘Sabor da Colheita 2011’, que será realizado dia 19 de maio, a partir das 9h30, tem como objetivo trazer para a metrópole um pouco do dia a dia das fazendas no interior. Por isso, os participantes vão utilizar todo o aparato necessário, como óculos de proteção, luvas, chapéu, peneiras e balaios, e sob a orientação de especialistas, farão a colheita seletiva, retirando com as mãos apenas os grãos bem maduros, vivenciando uma experiência única do trabalho que há décadas movimenta a economia paulista.

Realizado desde 2006, o ‘Sabor da Colheita’ é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, por meio da Câmara Setorial do Café da Codeagro – Coordenadoria do Desenvolvimento do Agronegócio. O evento é promovido em parceria com o Instituto Biológico e conta com o apoio do Sindicafé – São Paulo e da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café.

Cafezal Urbano

Ocupando uma área de 10 mil m², com 1.530 pés de café arábica das variedades Novo Mundo e Catuaí, o cafezal do Instituto Biológico foi formado a partir de 1945 e inicialmente tinha como função servir de material de pesquisa para seus técnicos estudarem uma praga, conhecida como ‘broca-do-café’, que começou a atingir as plantações paulistas.

Atualmente, a maior finalidade do Instituto Biológico é didática, histórica e cultural, destinando-se à população que quer conhecer um cafezal, sua história e outras particularidades como os princípios de uma boa plantação, análise do solo, adubação, como o grão de café é beneficiado, etc. O local é ainda uma importante opção de turismo dentro da cidade, atraindo não só brasileiros, mas muitos estrangeiros que quando vêm ao Brasil querem conhecer uma planta de café.

Em média, o cafezal do Instituto Biológico produz 1 tonelada de grãos que, após beneficiado, resultam em aproximadamente 500 kg de café torrado e moído. Todo café é doado ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

As informações são da Tempo de Comunicação

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.