CI

Dia de Campo aborda culturas de inverno

No dia 6 de outubro, a Embrapa Trigo realiza o Dia de Campo Intitucional.


No dia 6 de outubro, a Embrapa Trigo realiza o Dia de Campo Intitucional. O tema central é "Renda o ano todo", destacando as vantagens de investir em tecnologia nos cultivos de inverno e movimentar o sistema produtivo ao longo dos meses.

"Temos uma grande oportunidade no Sul do Brasil, que é a possibilidade de cultivo o ano inteiro, sem as limitações hídricas que ocorrem, por exemplo, no Brasil Central. Entretanto, existem ainda áreas agrícolas ociosas no inverno, que poderiam ser ocupadas com trigo e outros cereais de estação fria", argumenta o Chefe-Geral da Embrapa Trigo, Sergio Dotto. Segundo ele, dos cerca de 15,4 milhões de hectares cultivados com soja, milho e feijão no Sul do Brasil, somente ao redor de 2,4 milhões são cultivados no inverno com culturas produtoras de grãos. "A cobertura do solo com culturas de inverno é fundamental para aumentar a quantidade de palha no plantio direto, contribuindo para evitar a erosão, a lixiviação de nutrientes por enxurradas e o controle de plantas daninhas", explica Dotto.

Do ponto de vista econômico, o investimento nos cultivos de inverno ajuda a diluir o custo de insumos, mão de obra e maquinário evitando a concentração de recursos numa única safra e reduzindo o risco de prejuízos causados por frustrações do clima ou oscilações do mercado. A rotação de culturas também contribui para controlar doenças e pragas na lavoura e a otimizar o uso de fertilizantes.

O dia de campo terá cinco estações: Construção de um solo fértil; Cereais de duplo propósito para Integração Lavoura-Pecuária; Canola no sistema de produção; Genética de trigo e cevada; Manejo integrado de pragas e de doenças. A programação é direcionada aos estudantes no turno da manhã, a partir das 8h30; e aos produtores e assistência técnica no turno da tarde, com início às 13h30. Informações no telefone 54-3316-5800 ou [email protected].

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.