CI

Dia de campo apresenta resultados em ILP no Maranhão

Participantes assistindo a uma das apresentações do dia de campo


Técnicos, produtores e estudantes de ciências agrárias participaram no dia 17 de junho, em Brejo – Maranhão, do dia de campo "Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e informações sobre nematoides". O evento aconteceu Unidade de Referência Tecnológica em Integração Lavoura-Pecuária (ILP) na Fazenda Barbosa, parceira da Embrapa no projeto Transferência de Tecnologia em ILPF na região do Matopiba.

Foram apresentados aos 99 participantes os principais resultados obtidos na propriedade que já utiliza a tecnologia desde 2011, sendo que no local ainda não foi introduzido o componente florestal, tratando-se, então, do Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILP). Para facilitar a dinâmica do evento, o dia de campo é tradicionalmente dividido em estações.

Na primeira estação foi apresentado o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) como alternativa para diversificar a produção numa agricultura com estoque de carbono no solo e baixa emissão de gases do efeito estufa no Leste maranhense (importância, benefícios, gargalos e impactos). Nesse momento teve destaque a apresentação sobre o Consórcio duplo de milho + braquiária ruziziense em semeadura simultânea e defasado pós germinação do milho para produção de grãos, pastagem e palhada para
semeadura direta.

Na estação seguinte foram apresentadas informações sobre manejo do solo, reciclagem de nutrientes e aporte de matéria orgânica no perfil do solo apresentado em trincheira aberta na pastagem produzida em Integração-Lavoura-Pecuária (ILP) e sobre nematoides: identificação, prejuízos que causam às lavouras e soluções tecnológicas.

Para finalizar o evento, na última estação, os três grupos de participantes tiveram a oportunidade de conhecer sobre o componente pecuário na ILP com utilização de utilização da pastagem em pisoteio, feno, silagem e terminação de bois e ovinos a pasto.

O evento foi uma realização da Embrapa Meio-Norte, em parceria com a Embrapa Cocais, Fazenda Barbosa, Aprosoja, Rede de Fomento em ILPF, e Comitê Gestor Estadual do Plano ABC/Maranhão

O ILPF -  O sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) é uma alternativa de produção para recuperação de áreas alteradas ou degradadas. A integração de árvores com pastagens e ou com lavouras é conceituada como o sistema que integra os componentes lavoura, pecuária e floresta, em rotação, consórcio ou sucessão, na mesma área. Possibilita que o solo seja explorado economicamente durante todo o ano, favorecendo o aumento na oferta de grãos, de carne e de leite a um custo mais baixo, devido ao sinergismo que se cria entre lavoura e pastagem.

A ILPF tem como grande objetivo a mudança do sistema de uso da terra, fundamentando-se na integração dos componentes do sistema produtivo, visando atingir patamares cada vez mais elevados de qualidade do produto, qualidade ambiental e competitividade.

A ILPF se apresenta como uma estratégia para maximizar efeitos desejáveis no ambiente, aliando o aumento da produtividade com a conservação de recursos naturais no processo de intensificação de uso das áreas já desmatadas no Brasil

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.