CI

Dia de Campo da Ciência será 100% on-line em 2020

A intensidade e o movimento que há cinco anos marcaram as edições do Dia de Campo da Ciência mudaram um pouco neste ano


Foto: Pixabay

A intensidade e o movimento que há cinco anos marcaram as edições do Dia de Campo da Ciência mudaram um pouco neste ano. A sexta edição do evento foi adaptada e será on-line, por meio do Portal da Embrapa Suínos e Aves e aberta a participação de todas as escolas interessadas. A adaptação teve como objetivo manter o evento e proporcionar que as escolas e os estudantes possam participar e vivenciar mais uma experiência da ciência.

Com o tema “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, o mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Embrapa e as instituições parceiras prepararam estações virtuais, em vídeos, e disponibilizarão o material a partir do dia 22.

Os alunos terão disponíveis três vídeos, que marcam as estações do evento. A Embrapa Suínos e Aves apresentará a estação “Inteligência Artificial na Avicultura e Suinocultura”, que contempla informações sobre o uso da IA na avicultura, suinocultura e também como ela pode ser utilizada nos laboratórios que prestam o apoio a estas duas áreas de produção animal.

O Consórcio Lambari e o Centro de Divulgação Ambiental Usina Hidrelétrica Itá – CDA Itá apresentarão aos alunos sobre a “Conservação de espécies arbóreas ameaçadas e a Inteligência Artificial”. Já a Equipe Co-gestora do Parque Estadual Fritz Plaumann - ECOPEF, a Universidade do Contestado e o Comitê do Rio Jacutinga vão apresentar sobre a “Inteligência Artificial no monitoramento ambiental”.

Como participar? Será muito fácil e prático. A partir do dia 22 de outubro, basta acessar o endereço www.embrapa.br/suinos-e-aves/dcc e clicar nos vídeos. Eles ficarão disponíveis por tempo indeterminado e podem ser acessados por todos os interessados. Ao final de cada estação/vídeo, os alunos terão perguntas para responder ou uma atividade proposta pelas equipes.

Inteligência Artificial – Para este evento, está sendo utilizado o conceito de Inteligência Artificial, de uma forma simplificada, como toda tecnologia, software ou recurso tecnológico que possua algum nível de inteligência própria e que simule a inteligência humana. A inteligência artificial, em muitas situações, tem a capacidade de buscar informações, analisá-las e, ser for necessário, tomar alguma decisão para resolver um problema de forma independente. Em outros casos, por exemplo, a Inteligência Artificial analisa o problema e oferece soluções ao ser humano. Há programas de computador que exercem as mais diversas funções, facilitando a vida das pessoas.

Para esta edição do Dia de Campo da Ciência, o objetivo é mostrar que a Inteligência Artificial é mais presente do que se imagina em ações de meio ambiente, na avicultura, na suinocultura e nas pesquisas de laboratório.

Realização – Integrando as ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT, o Dia de Campo da Ciência está em sua sexta edição, realizado pela Embrapa Suínos e Aves com a parceria do Consórcio Lambari, Comitê do Rio Jacutinga e Contíguos, Centro de Divulgação Ambiental Usina Hidrelétrica Itá – CDA, Universidade do Contestado – Campus Concórdia e Equipe Co-Gestora do Parque Estadual Fritz Plaumann - ECOPEF.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.