CI

Dia de campo da Embrapa vai mostrar o passado e o futuro das pesquisas de reprodução animal

Dos modernos clones bovinos às raças seculares conservadas pela Embrapa, evento vai resgatar a história das pesquisas com animais


A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia promove, no dia 7 de novembro, das 9 às 18 horas no Campo Experimental Sucupira, o dia de campo: “Passado, presente e futuro das biotecnologias da reprodução e recursos genéticos animais”, que vai resgatar a história das pesquisas de reprodução animal da Embrapa, fazendo uma perspectiva de passado e futuro por meio de fotos e exposição de equipamentos antigos. O evento é uma ótima oportunidade para que o público do Distrito Federal, especialmente estudantes, conheça as pesquisas desenvolvidas pela Embrapa na área animal, incluindo os clones e as raças de animais domésticos ameaçadas de extinção.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia promove o dia de campo todos os anos com o objetivo de popularizar a ciência e torná-la mais próxima do dia-a-dia da sociedade brasileira. O dia de campo é voltado a estudantes, professores, produtores rurais, jornalistas, educadores e outros profissionais que atuam como divulgadores de ciência. É gratuito e dividido em várias estações, nas quais o público conhecerá os animais ao vivo, além de visitar laboratórios onde são desenvolvidas as modernas pesquisas de reprodução animal, que incluem: transferência de embriões, fecundação in vitro e clonagem animal, entre outras.

Clones bovinos e suas famílias estarão entre os destaques do evento

Entre as atrações do evento, estarão os quatro clones bovinos desenvolvidos pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e suas respectivas crias. Será uma oportunidade ímpar para o público conhecer ao vivo e a cores o primeiro animal clonado da América Latina, a fêmea bovina da raça Simental “Vitória da Embrapa”; a vaca da raça Holandesa “Lenda”, outro clone, nascida em 2003, que carrega o importante predicado de ter sido o primeiro animal clonado no Brasil a partir de células ovarianas de um animal morto, e também os clones mais recentes: “Porã” e “Potira”, nascidas em 2005, que foram desenvolvidas a partir de uma mesma doadora da raça bovina Junqueira, que se encontra em alto risco de extinção no Brasil.

Quem participar do dia de campo, vai conhecer ainda as potras “Branca” e “Neve” (Foto), que também marcaram um resultado inédito no país: foram as primeiras nascidas pela técnica de bipartição de embriões com eqüinos.
Arca de Noé moderna.

Outro destaque ficará por conta dos animais que fazem parte do banco genético animal da Embrapa conhecido como “Arca de Noé” tecnológica . São raças de bovinos, eqüinos, caprinos, suínos, ovinos e asininos que compõem o Programa de Conservação e Uso de Recursos Genéticos Animais da Embrapa. O motivo que levou a Embrapa a conservá-las é o fato de serem verdadeiros tesouros genéticos, pois guardam características adquiridas ao longo dos séculos que podem ser muito importantes para programas de melhoramento genético a partir do cruzamento com outras raças mais produtivas.

“O dia de campo será uma experiência inesquecível para os estudantes e uma oportunidade muito importante para a Embrapa divulgar as suas tecnologias no campo da pecuária científica para o público infanto-juvenil e para a sociedade de forma geral. É mais uma chance de a Empresa consolidar uma de suas prioridades: a popularização da ciência”, explica Roberto Sartori, pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

O Campo Experimental Sucupira fica na EPTG Taguatinga-Gama Km 05 Riacho Fundo. A marcação de visitas pode ser feita com Dorinha Medeiros, pelo telefone: (61) 3448-4770 ou pelo e-mail: [email protected]. As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.