CI

Dia de campo do Irga reuniu mil agricultores


Em comemoração aos 65 anos da Estação Experimental do Arroz (EEA), de Cachoeirinha, região metropolitana de Porto Alegre, e à escolha pela FAO de 2004 como Ano Internacional do Grão, o Irga promoveu ontem (10-03) um dia de campo para divulgar novas tecnologias, pesquisas e procedimentos de produção de sementes, cultivo e manejo para alto rendimento. Grupos de um total de mil agricultores de vários estados visitaram cinco estações.

Na primeira, sob o tema "Fertilidade e nutrição de arroz irrigado", foram revelados os resultados de análises de fertilidade do solo coletado em diferentes regiões orizícolas de todo o Estado e as recomendações do Irga sobre adubação e calagem da lavoura irrigada. A seguir, nas estações 2 e 3, foi abordado o "Programa de melhoramento de arroz irrigado do Irga - prioridades e perspectivas". O chefe da Divisão de Pesquisa, Maurício Fischer, definiu como prioridade o sistema pré-germinado de cultivar de ciclo mais longo e outro de maior tolerância ao frio.

O presidente do Irga, Pery Coelho, explicou que o instituto realiza, em parceria com a Granja Ana Paula, um programa de arroz híbrido, desenvolvido na China, "com maior resistência a doenças, alto valor produtivo, mas sem padrão de produtividade ao nível da qualidade do nosso varietal". Coelho, passa a presidir o comitê administrativo do Flar, anunciou ontem o diretor-executivo do Flar, o colombiano Luis Sanint. A estação "Estratégias de manejo para alta produtividade", mostrou a experiência do Projeto 10, do governo do RS, de ampliar o rendimento médio da lavoura local.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.