Dia de campo em Jaguari abordará poda e manejo da videira
CI
Agronegócio

Dia de campo em Jaguari abordará poda e manejo da videira

Dia de Campo será na próxima terça-feira (29.07)
Por:

Poda e manejo da videira são as temáticas do dia de campo que acontece na próxima terça-feira, dia 29, com início às 9h, no Instituto Federal Farroupilha (IFF) – Campus Jaguari. Gratuito, o evento tem como público-alvo técnicos da extensão rural, produtores de uva e de vinho e estudantes da região de Santa Maria (RS). As inscrições devem ser feitas até a manhã de segunda-feira, dia 28 (confira, mais abaixo, o quadro ‘Serviço’). A promoção é de Associação dos Produtores de Vinho e Derivados de Uva do Vale do Jaguari (Aprovija), Neaf-IFF, IFF – Campus Jaguari e Embrapa.

O analista da Embrapa Uva e Vinho Rodrigo Monteiro, engenheiro agrônomo, observa que, desde 2012, é mantida, no IFF – Campus Jaguari, uma ‘Unidade Demonstrativa’ (UD, área de experimentos) de vinhedos, com cultivares desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético de Uva da Embrapa, variedades americanas e híbridas e castas da espécie Vitis vinifera. O objetivo, com a manutenção da UD, é identificar as cultivares de uva mais adaptadas à região – na qual ocorre um esforço sistemático pelo aprimoramento da produção vitivinícola, uma atividade já antiga em Santa Maria e Jaguari – e ter uma área apropriada para a realização de ações de transferência de tecnologia e intercâmbio de conhecimento.

O aspecto principal em pauta no dia de campo, segue Monteiro, será a poda da videira nos sistemas de cultivo de latada e de espaldeira. A capacitação estará a cargo do técnico da Embrapa Uva e Vinho Roque Antonio Zilio, que fará as demonstrações práticas e também abordará questões relativas ao manejo da cultura em geral.
 
Serviço
O que – Dia de campo sobre poda e manejo da videira
Quando – 29 de julho, com início às 9h
Onde – IFF – Campus Jaguari (Estrada do Chapadão, em Jaguari (RS))
Mais informações – (0xx54) 3455.8071, com Rodrigo Monteiro, ou (0xx55) 3255.0211, com Sidnei Cattelan, do IFF – Campus Jaguari
Inscrições – e-mail rodrigo.monteiro@embrapa.br, até a manhã de segunda-feira, 28

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink