CI

Dia de Campo em Venâncio Aires abordará Projeto Lavoura de Resultados

Será realizado na quarta-feira (14/03), um Dia de Campo sobre o Projeto Lavoura de Resultados, com foco na produção de soja


Será realizado na quarta-feira (14/03), a partir das 14h, na propriedade do agricultor Edson de Brito, na localidade de Linha Herval, município de Venâncio Aires, um Dia de Campo sobre o Projeto Lavoura de Resultados, com foco na produção de soja. O evento tem por objetivo apresentar os primeiros resultados do trabalho de Manejo Integrado de Pragas (MIP) e orientar sobre os produtos, a quantidade e o momento em que é mais indicada a aplicação de defensivos agrícolas para manter o controle das pragas que atingem as lavouras, evitando a resistência dos insetos aos agroquímicos, e reduzir os custos de produção, além de diminuir a exposição do agricultor aos inseticidas e preservar o meio ambiente sem comprometer a produção.

O Projeto Lavoura de Resultados consiste no acompanhamento e monitoramento semanal de pragas, doenças e plantas daninhas, com vistas a racionalizar o uso de defensivos agrícolas nas lavouras. Em todo o Estado são 57 Unidades de Referência Técnica em MIP nas lavouras de soja, sendo sete delas na região administrativa de Soledade. "Os resultados parciais apontam uma redução significativa no uso de inseticidas em relação à média tradicional de uso, que é de cinco aplicações. Com o MIP foram realizadas, até agora, no máximo duas aplicações e em algumas lavouras não foi necessário fazer uso desses inseticidas até o momento", explica o assistente técnico regional de Produção Vegetal do Escritório da Emater/RS-Ascar de Soledade, Josemar Parise.

Os agricultores que participarem do Dia de Campo poderão acompanhar quatro estações temáticas que trarão como temas Manejo Consciente de Fungicidas, Manejo Integrado de Pragas (MIP) na Soja, Manejo do Solo e Velocidade de Semeadura e Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários. Também será realizada uma oficina sobre Segurança e legislação para o uso e armazenamento de agroquímicos, coordenada por integrantes da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi). 

O Dia de Campo é promovido pela Emater/RS-Ascar em parceira com a Embrapa, Massey Ferguson e Syngenta e conta com o apoio da Prefeitura de Venâncio Aires e Samaq.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.