CI

Dia de Campo exibe resultados do Sistema Lavoura-Pecuária

A proposta é mostrar a diminuição da erosão no terreno, melhoria da qualidade do solo e aproveitamento das áreas para plantio


Os resultados da adoção do Sistema de Integração Lavoura-Pecuária serão conhecidos, nesta sexta-feira (17), de 13h as 18h, no município de Simão Pereira, Zona da Mata, na Fazenda Ilusão, durante a realização de um dia de campo. O evento é promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O dia de campo contará, ainda, com o apoio da prefeitura de Simão Pereira e da Secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

“É muito melhor que o sistema convencional. Antes a terra descia toda quando chovia. A gente fazia a adubação e descia tudo, agora não acontece mais”, afirma o arrendatário da Fazenda Ilusão, José Geraldo de Paula, referindo-se à diminuição da erosão do terreno. De acordo com o produtor, há melhoria do solo, pois no sistema o plantio é direto, não sendo necessárias técnicas como a aração. “Fica mais fácil corrigir a terra, joga-se menos calcário. Se arar muito precisa de mais calcário”, complementa.

A extensionista da Emater-MG em Simão Pereira, Ana Luísa Telles Soares, confirma que a proposta é mostrar resultados como: a diminuição da erosão no terreno, melhoria da qualidade do solo e aproveitamento das áreas para plantio de milho e feijão, além de pastagem para o gado. Segundo a técnica, o dia de campo vai promover, ainda, discussões sobre produção e qualidade de silagem, além do plantio direto com a ajuda da tração animal. “A tração animal gera independência ao produtor, que não fica dependendo de um trator”, explica a extensionista. No município, o plantio direto foi feito por meio de tração animal com uma plantadeira cedida pela Emater-MG.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas na data e local do evento, de 13h as 13h45. A Fazenda Ilusão fica no bairro Balança.

Concurso de pratos típicos

Ao final do dia de campo vai acontecer o I Concurso de Degustação de Pratos Típicos de Milho e Derivados. Seis jurados vão degustar receitas preparadas com o grão pelas mulheres rurais da região, elegendo os melhores pratos. As agricultoras classificadas nos três primeiros lugares serão premiadas com eletrodomésticos.

De acordo com a extensionista de Bem-estar social da Emater-MG e organizadora do concurso, Wilma Oliveira Melo, a iniciativa pretende resgatar a tradição culinária do local, voltada para o milho. E, também, incentivar o aproveitamento dos produtos preparados a partir do grão e divulgar o valor nutricional destes alimentos. A meta é desenvolver um trabalho educativo para aumentar o uso do milho na alimentação de famílias, de estudantes nas escolas e nas festas do município.

“Por se tratar de um produto relativamente barato e com uma série de derivados, seu uso correto, com certeza, pode mudar os padrões de nutrição, principalmente das populações de baixo poder aquisitivo”, assegura a extensionista. Para Wilma, os concursos de degustação são uma forma de divulgar um produto importante da agricultura familiar e também de contribuir no combate a problemas nutricionais da população brasileira.

Sistema de integração

O Sistema de integração Lavoura-Pecuária reúne, em uma só área, pasto e grão. Desta forma, o método diversifica e maximiza a produção da terra.

Para aplicação do sistema, o plantio é feito de forma direta (diretamente na palha seca), não sendo necessária a movimentação do solo com as técnicas de aração e gradagem. Sem o revolvimento de terra, a chuva e o vento não carregam parte do solo, impossibilitando o empobrecimento e erosão do terreno e evitando, ainda, o assoreamento dos rios.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.