CI

Dia de campo mostra medidas que ajudam no controle do cancro cítrico

Fundecitrus tem 76 campos experimentais em São Paulo, mas nenhum de cancro cítric


Evento mostra resultados de pesquisas com quebra-vento, aplicação de cobre, controle do minador e variedades resistentes

O Fundecitrus, em parceria com o Instituto Agronômico do Paraná e a Cocamar, realiza, em 16 e 17 de março, o 2º Dia de Campo sobre controle de cancro cítrico, nos municípios de Xambrê e Guairaçá, no Paraná, no qual será mostrado os efeitos de medidas como a instalação de quebra-ventos, aplicação de cobre, controle do minador e escolha de variedades podem contribuir para minimizar os efeitos da doença. 

O dia de campo é dirigido em especial a citricultores, agrônomos e técnicos envolvidos diretamente na cadeia de citros de São Paulo e do Paraná. A intenção é mostrar no campo os efeitos do cancro cítrico em áreas com as medidas de manejo e áreas não tratadas, sobretudo para os produtores paulistas que tem visto a incidência aumentar no estado desde 2009 e ainda estão aprendendo a lidar com a doença.  

As visitas começam pelo campo experimental onde são avaliadas as medidas de prevenção e manejo, que fica na Estação Experimental do Iapar - Instituto Agronômico do Paraná, em Xambrê. Os participantes irão verificar a incidência da doença em plantas em oito combinações diferentes de tratamentos que envolvem quebra-ventos, aplicação de cobre e controle do minador dos citros.

No dia seguinte, a parada será em Guairaçá, na Unidade de Desenvolvimento Tecnológico (UDT) da Cocamar, onde funciona um experimento que testa a capacidade de resistência de 76 variedades de laranjas e tangerinas ao cancro cítrico.

Atualmente, o Fundecitrus tem 76 campos experimentais em São Paulo, mas nenhum de cancro cítrico, pois a doença é de erradicação obrigatória no estado, o que torna inviável a pesquisa em campo e obriga equipe do Fundecitrus viajar 700 quilômetros desde a sede em Araraquara, além de manter um funcionário no Paraná. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.