CI

Dia de campo mostra tecnologias da Embrapa a secretários de agricultura


Secretários de Agricultura e técnicos dos municípios de Tejuçuoca, Apuiarés, Pentecoste e General Sampaio, situados na bacia do rio Curu (CE), participam, na terça-feira, 22, de dia de campo na Embrapa Caprinos (Sobra l- CE), Unidade Descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O encontro, que começa às 7 horas, mostrará aos participantes tecnologias da Embrapa Caprinos em implantação no território do Curu. Os secretários e técnicos conhecerão também a infraestrutura da Unidade, que contempla usina de beneficiamento de leite de cabra, laboratórios e fazendas experimentais.

Desde 2003, a Embrapa Caprinos mantém projetos visando o desenvolvimento sustentável do território do Curu, através da capacitação de multiplicadores e da formação de unidades de referência para transferência de tecnologia. Os projetos são financiados pelo programa Fome Zero do Ministério do Desenvolvimento Social. O dia de campo é realizado em parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza - CE) e conta com presença da pesquisadora Elenira Élery, que participa dos projetos.

Faz parte da programação palestra sobre o sistema de Produção Agrossilvipastoril, desenvolvido há oito anos pelo pesquisador João Ambrósio de Araújo Filho e equipe da Embrapa Caprinos. O sistema visa a fixação da agricultura, o abandono das queimadas e de desmatamentos. Os resultados mostram que a produção obtida tem sido duas vezes e meia maior que no sistema tradicional. O dia de campo vai abordar também o uso de pastagens cultivadas para a criação de ovinos, com palestra do pesquisador Francisco Beni de Sousa. Em seguida haverá palestra institucional da chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Unidade, Raimundo Nonato Braga Lobo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.