CI

Dia de Campo na TV mostra projeto de sucesso no combate à dengue

O programa vai ao ar dia 29 de outubro


Projeto Dengoso – controle de larvas de mosquitos transmissores de doenças. Este é o tema do Dia de Campo na TV desta semana. O programa vai ao ar dia 29 de outubro, sexta-feira, pelo Canal Rural (Net/Sky) a partir das 8:30 horas, horário do Nordeste. E no domingo, 31 de outubro, às 7 horas, horário do Nordeste, pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica).

O Projeto Dengoso, uma ação social da Embrapa Meio-Norte em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses da prefeitura de Parnaíba, a 328 quilômetros ao norte de Teresina (PI), consiste na identificação e no povoamento, com o peixe Barrigudinho, de pontos estratégicos na zona urbana da cidade que são focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e da febre amarela.

O trabalho começou em março deste ano, nos 30 bairros do município, com um pelotão de 69 agentes do Centro de Controle de Zoonoses, divididos em várias equipes. Cento e dez pontos estratégicos considerados crônicos na proliferação do mosquito Aedes Aegypti já estão povoados com o peixe Barrigudinho e são monitorados a cada 15 dias.

Membro da família Poecilidae, o peixe Barrigudinho tem apenas quatro centímetros e se alimenta de larvas de mosquitos. O peixe, segundo o pesquisador Luiz Carlos Guilherme, responsável pelo trabalho na Embrapa, é de extrema importância para o meio ambiente, pois contribui para reduzir a aplicação de veneno na ação de combate aos mosquitos.

O Projeto Dengoso nasceu em 2006, no município de Uberlândia, a 550 quilômetros a oeste de Belo Horizonte. Hoje, a ação, coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura, é sucesso no município que já controla a dengue e está deixando de aplicar, todo ano, nada menos do que duas toneladas de veneno no combate aos mosquitos.

O Dia de Campo na TV sobre o “Projeto Dengoso - controle de larvas de mosquitos transmissores de doença” é uma produção da Embrapa Meio-Norte (Teresina – PI) e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Como sintonizar o programa: Canal Rural (Net / Sky/ Parabólica) – sexta-feira a partir das 8h30 horário do Nordeste

NBR(TV do Governo Federal) - Domingo às 7 horas (Saiba como acessar)
TV Sete Lagoas /MG (canal 13) às quintas-feiras, 20 horas e sábado,11 horas
TV Itararé Campina Grande/PB aos sábados, 7 horas
TV Agromix, www.agromix.tv ,diariamente

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica comercializa cópias em DVD que podem ser adquiridas pelos telefones (61) 3448-4236 / 3340-9999 ou pela Livraria Embrapa – http://www.embrapa.br/liv. A matéria principal do programa pode ser vista também no site http://www.embrapa.br/diacampo. Nesta página você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos anos anteriores.

As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Meio-Norte.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.