CI

Dia de campo sobre gado de leite reforça a importância do solo

Sétima edição da TecLeite, organizada em parceria com a Emater MG, que aconteceu no dia 22 de novembro, deu atenção especial ao solo


Organizada anualmente pela Embrapa Gado de Leite, em Coronel Pacheco, a sétima edição da TecLeite (Tecnologias para a produção sustentável de leite), organizada em parceria com a Emater MG, que aconteceu no dia 22 de novembro, deu atenção especial ao solo. Os pesquisadores Claudio Capeche, Enio Fraga da Silva e José Ronaldo Macedo da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) discorreram sobre manejo e conservação do solo, boas práticas agrícolas e a importância da análise da terra para a melhoria da fertilidade.

A equipe do centro de pesquisa carioca se dividiu em três frentes: José Ronaldo demonstrou o Fertmovel com informações sobre análise de fertilidade da terra, Enio discorreu sobre o estudo dos solos no seu ambiente natural (pedologia) e Capeche conversou sobre manejo e conservação do solo.

“A maior parte das dúvidas dos produtores era sobre mapeamento do solo e uso correto da terra”, conta José Ronaldo. “Creio que o resultado do dia de campo foi promissor, integrando dois centros de pesquisa da Embrapa (Gado de Leite e Solos) e atendendo à demanda da Emater MG junto aos produtores rurais”.

A importância de promover a educação em sustentabilidade nas escolas foi lembrada por Claudio Capeche. “Não adianta pensar em produção de leite sem dar a devida atenção ao manejo e conservação do solo e água. A terra sustenta todo sistema produtivo.”

Mais de duzentas pessoas, a maior parte produtores, de 45 municípios diferentes, prestigiaram a TecLeite. O evento também abordou o preparo de mudas ao estabelecimento das cultivares BRS Kurumi e BRS Capiaçu, novas cultivares de forrageiras Brachiaria e Panicum, manejo de pastagem, uso racional de concentrados, cuidados no pré-parto para o sucesso da futura lactação e instalação e manutenção de cercas elétricas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.