CI

Dia de Campo trará novidades no controle biológico de bicudo e lagartas

Evento será realizado no sábado (21.06)



Diante da pressão crescente de pragas nas lavouras de algodão e de outras culturas, é cada vez maior o interesse por ferramentas de controle biológico.  Por isso, o tema não poderia ficar de fora do Dia de Campo que acontecerá neste sábado (21 de junho), na Fazenda Lagoa Dourada, em Campo Verde (a cerca de 140 km de Cuiabá). O pesquisador Marcelo Soares vai trazer as novidades do trabalho realizado pela equipe de controle biológico do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), como o desenvolvimento de uma formulação inovadora de "iscas dispersíveis" com fungos para controle do bicudo-do-algodoeiro, considerado a principal praga do algodoeiro no Brasil.

Além disso, Soares vai falar sobre o desenvolvimento de dois inseticidas à base de vírus para controle da lagarta-falsa-medideira (Chrysodeixis includens) e Spodoptera frugiperda.

Em parceria com a Embrapa, a equipe de controle biológico do IMAmt também vem pesquisando a utilização de rizobactérias (Bacillus spp) como promotores de crescimento e mitigadores da ação de fungo patogênico fusarium em sementes de algodão, e no emprego do Bacillus spp como promotores de crescimento e redutores de danos de nematoides.

Entre outros resultados obtidos, Soares cita a obtenção de dois novos genes que codificam proteínas tóxicas para as lagartas Helicoverpa armigera e Spodoptera frugiperda; a obtenção de um gene que codifica toxina contra o bicudo; obtenção de três estirpes de Bt que codificam diferentes proteínas tóxicas para Helicoverpa armigera; e o desenvolvimento de um protótipo de bioinseticida com duas estirpes de Bt efetivo para o controle de Helicoverpa armigera.

A programação do Dia do Campo do Algodão inclui o lançamento de novas cultivares e de um software para auxiliar no Manejo Integrado de Pragas,  e terá estações com foco no monitoramento de plantas daninhas e nematoides, manejo de pragas no sistema produtivo de Mato Grosso, levantamento populacional do bicudo e potencial de mamona para o cultivo no Estado, entre outros temas.
 
Serviço
O que: Dia de Campo do Algodão
Quando: sábado,  21 de junho, a partir de 7h30
Onde: Fazenda Lagoa Dourada, BR 070, km 348 + 15 KM, no sentido Campo Verde - Primavera do Leste
Mais informações: Assessoria de Imprensa da Ampa (9985.0823)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.