CI

Dia Especial da Bovinocultura de Leite é divulgado em Cáceres/MT

O objetivo do evento é implementar a cadeia leiteira no Mato Grosso


Com objetivo de implementar a cadeia leiteira no estado foi realizado na última semana, em Cáceres (225 km de Cuiabá) o Primeiro Dia Especial da Bovinocultura de Leite. O evento aconteceu na comunidade Vista Alegre, distrito de Horizonte D"Oeste. Na ocasião, foram apresentados o rebanho bovino Gir leiteiro PO (puro de origem) e técnicas de reprodução como a inseminação artificial, transplante de embriões, nutrição e melhoramento genético, entre outros.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer uma Unidade Didática de Sustentação Econômica implantada pelo Projeto Vida Nova e os resultados da mesma. O Vida Nova é um novo processo metodológico que contempla os modelos de assentamento, reforma agrária e comunidades rurais tradicionais, apoiando a agricultura familiar, associativismo/cooperativismo, com ações de planejamento, pesquisa, extensão rural, assistência técnica e capacitação. Foi implementado em três fases de execução: segurança alimentar, sustentação econômica e, por último, autogestão dos negócios.

O Dia Especial é direcionado para os produtores da região Sudoeste e aconteceu na sede da Associação dos Produtores Rurais de Vista Alegre (Aprovista), realizado pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Aprovista e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O Projeto é desenvolvido em parceria com o MDA/Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A Empaer iniciou o Projeto Vida Nova em 2004 e já é destaque em 55 municípios do Estado, atendendo 2.450 agricultores familiares.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.