CI

Dia Estadual do Produtor de Tabaco é instituído no RS

O dia 28/10 promete ganhar uma nova conotação no Estado


O dia 28 de outubro promete ganhar uma nova conotação no Rio Grande do Sul. O governador gaúcho, Tarso Genro, esteve em Santa Cruz do Sul, no mês de abril, para um ato simbólico de entrega da Lei 14.208/2013, que institui o Dia Estadual do Produtor de Tabaco. De autoria do deputado Heitor Schuch (PSB), a iniciativa atendeu uma solicitação das entidades do setor, como a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Federação dos Trabalhadores Rurais (Fetag/RS) e a Federação da Agricultura (Farsul), com o objetivo de respaldar e valorizar o trabalho do produtor de fumo.

O ato realizado na Afubra reuniu entidades produtores, lideranças e representantes do setor. O presidente do SindiTabaco (Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco), Iro Schünke, participou do encontro. “Este momento demonstra a importância do produtor de tabaco, elo fundamental desta cadeia produtiva que gera emprego e renda para milhares de brasileiros”, avalia.

De acordo com o deputado estadual, Heitor Schuch, havia uma lacuna no calendário oficial de eventos do RS. “O 28 de outubro certamente será um dia de encontro, de debate, de comemoração e de reflexão: para onde vamos caminhar”, afirmou o parlamentar que também lembrou a importância dos investimentos feitos pelas empresas associadas nas comunidades, gerando renda, impostos e empregos. Ele também falou da intenção do 1º seminário sul-brasileiro sobre produção de tabaco quando deverão ser discutidas questões como tecnologia e mão de obra qualificada. “O tabaco é intrínseco ao nosso desenvolvimento regional, por isso, precisamos nos agarrar nesta cultura que tanto e atacada e tanto sofre, mas que gera muita renda e emprego”, finalizou.

De acordo com o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio Grande do Sul, Luis Fernando Mainardi, o governo atua no sentindo de oferecer liberdade para os produtores escolherem o que querem plantar. “Atualmente, 86 mil famílias estão envolvidas com o tabaco no RS, nesta atividade que tem todo nosso respeito e consideração. Este gesto simbólico demonstra o apoio que o fumicultor precisa, demonstra que está sendo respeitado pelo governo do Rio Grande do Sul e do Brasil”, comentou.

Benício Werner, presidente da Afubra, agradeceu ao governador pela presença e disse estar orgulhoso em poder receber a lei. “Entendemos este gesto como meritório. Na última safra, os produtores gaúchos produziram mais de 370 mil toneladas de tabaco, o que gerou R$ 2,5 bilhões de renda no campo. Temos atuado na diversificação do tabaco e a última edição da Expoagro Afubra demonstrou belos resultados. Todo o produtor diversifica hoje, estamos no caminho da diversificação, mas não trilhamos o caminho da substituição”, garante Werner. O presidente da Afubra aproveitou a oportunidade para convidar o governador e as demais entidades de classe envolvidas com o setor para celebrar o Dia Estadual do Produtor de Tabaco, em 28 de outubro.

O governador Tarso Genro afirmou que estava em débito com a região produtora e que a assinatura da lei não teria sido realizada antes por motivo de agenda e viagens. Estou aqui para homenagear vocês e para agradecer. O governo aposta no desenvolvimento do RS e na força da diversificação da renda, com a continuidade da produção de tabaco por muitas décadas. Genro também destacou os bons resultados da economia gaúcha. Segundo ele, o Estado vai crescer de 5 a 6% neste ano, em função dos bons resultados da safra e das exportações, enquanto o Brasil vai crescer 3%. “O Rio Grande do Sul está partindo para um novo patamar em questões de logística, de investimentos”, afirmou.


SAIBA MAIS – Promulgada em março, a lei estabelece como data comemorativa o dia 28 de outubro. Lei Dia do Produtor de Tabaco

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.