CI

Dia Internacional do Leite mostrará em Maceió os benefícios do produto


Alagoas Negócios - O leite é um alimento essencial para o funcionamento correto do nosso organismo e manutenção da saúde. Ele está presente na nossa alimentação desde o início das nossas vidas. Em comemoração ao Dia Internacional do Leite (1º de junho), a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) realizará uma ação voltada à conscientização da importância de consumir alimentos lácteos em nosso dia a dia e ao papel social do leite em Alagoas. O evento será realizado de 29 de maio a 1º de junho, no Shopping Pátio Maceió, durante o horário de funcionamento, num espaço denominado “Cantinho do Leite”.


A ação de comemoração ao Dia Internacional do Leite trará duas nutricionistas, que explicarão quais os benefícios do leite na alimentação, e enfermeiros, responsáveis pela verificação da pressão arterial e da glicemia dos interessados. A intenção da CPLA é utilizar o momento para mostrar os benefícios do leite. O consumo per capto de leite é de 155 litros por ano por pessoa, enquanto o ideal apontado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é de 220 litros por ano.

CPLA

Formada por 252 agricultores familiares e com uma captação diária de 140 mil litros de leite, a CPLA está presente em todos os municípios alagoanos e ajudando a gerar emprego e renda para cerca de 3.300 produtores rurais. Segundo o presidente da cooperativa, Aldemar Monteiro, hoje a realidade desses produtores é outra.

“A CPLA é a cooperativa responsável pelo Programa Social do Leite em Alagoas, desta forma, diariamente nós repassamos para o Programa 63,5 mil litros de leite, que são distribuídos todos os dias para idosos, nutrizes, gestantes e crianças a partir de dois anos”, ressalta, explicando que os recursos do Programa são oriundos do Governo Federal e do Governo Estadual.


O programa também paga um valor maior por cada litro de leite aos produtores do que se eles vendessem por conta própria. Enquanto a CPLA paga R$0,76, tem lugares que pagam R$ 0,50 em média.

Além do Programa Social do Leite, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas fornece bebidas lácteas, leite e achocolatados para merenda escolar dos municípios de Olho D’água das Flores, Quebrangulo, Boca da Mata, Campo Alegre, Penedo e Capela. A produção é de responsabilidade dos 16 laticínios cooperados da CPLA.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.