CI

Dia Mundial da Alimentação é celebrado em Bagé/RS


Nesta terça-feira (16/10), será celebrado o Dia Mundial da Alimentação. Neste ano, o tema proposto para debate é “Cooperativas agrícolas que alimentam o mundo”. Em Bagé, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Comusans) preparou algumas atividades durante a semana para marcar a data.


Alunos do Curso de Nutrição da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) ministram, nesta terça-feira (16/10), às 14h, no laboratório do curso, uma oficina sobre preparo de hortaliças. Na sexta-feira (19/10), às 9h, serão realizadas duas visitas: a primeira a uma horta comunitária do Programa Repartir o Pão, no Bairro Damé, e a segunda a uma horta particular, no Bairro Narciso Suñe. A programação conta, ainda, com a ocupação de espaços nos meios de comunicação locais para lembrar a comunidade sobre a importância do tema.

O agricultor familiar Darci Lemos é preocupado com a alimentação dele e dos seus clientes. Ele produz alface, couve, rúcula, repolho, mostarda, cenoura, beterraba, ervilha, melão e abóbora em sua pequena propriedade no Passo do Péres. Os alimentos são comercializados na Feira Livre de Bagé. “O meu trabalho tem uma função importante, principalmente porque não uso agrotóxico e desta forma posso contribuir com a minha saúde e com a saúde de quem compra os alimentos”, destacou Lemos.

O Comusans tem como objetivo propor políticas, programas e ações voltadas ao direito à alimentação e à nutrição. O colegiado é formado pelas seguintes instituições: Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal da Fazenda; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo; Gabinete do Prefeito; Prociba; Urcamp; Pastoral da Criança; Emater/RS-Ascar; Associação dos Agentes Comunitários de Saúde; Associação dos Produtores de Hortigranjeiros de Bagé; Embrapa; MTD; Movimento Negro; Sindicato dos Trabalhadores Rurais; e 13ª Coordenadoria Regional de Educação.


Dia Mundial da Alimentação
O Dia Mundial da Alimentação foi criado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), com o intuito de ressaltar a relevância das temáticas que envolvem a alimentação e a nutrição. O assunto deste ano foi escolhido para destacar o papel das cooperativas na melhoria da segurança alimentar e na contribuição para a erradicação da fome.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Bagé
Jornalista Felipe Rosa

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.