Dia Mundial da Saúde e Nutrição chama atenção para a importância da proteína animal na dieta

Imagem: Marcel Oliveira

DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Dia Mundial da Saúde e Nutrição chama atenção para a importância da proteína animal na dieta

Carnes, leite e ovos estão entre os principais alimentos do tipo e são principais fontes de aminoácidos essenciais
Por:
312 acessos

 No dia 31 de março comemora-se o Dia Mundial da Saúde e Nutrição, conforme o calendário oficial do Ministério da Saúde, e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde e de uma boa alimentação. A data ainda esbarra em dados alarmantes, como os apontados em 2019 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. Entre eles, o fato da fome ser um problema que atinge 820 milhões de pessoas no mundo e o de 149 milhões de crianças terem seu crescimento atrofiado devido à desnutrição.

Com o propósito de reverter tais perspectivas, a Elanco Saúde Animal realiza esforços para garantir a segurança alimentar das pessoas, que inclui acesso universal a carnes, leite, peixes e ovos, buscando proporcionar este acesso de forma sustentável ao mesmo tempo em que investe em pesquisas referentes ao assunto.

Assegurar que a sociedade tenha alimento suficiente, de qualidade e especialmente proteínas animais apropriadas, é uma aposta no desenvolvimento das pessoas e no futuro da sociedade, sobretudo pelo papel fundamental que têm na construção de uma dieta saudável. Além de serem completas e melhor absorvidas pelo organismo humano, são elas que fornecem um conteúdo maior de aminoácidos essenciais, aqueles não produzidos pelo corpo e que permitem o desenvolvimento de funções vitais, como formação de estruturas ósseas e musculares. Estima-se que dos 20 tipos de aminoácidos existentes, nove deles são essenciais para o homem e as proteínas animais são constituídas por todos ou pela maioria deles, diferente das proteínas vegetais, que contém apenas parte deles.

Tão importante quanto ingerir proteínas animais é variar os tipos delas no cardápio¹. Isso porque esses alimentos trazem também vitaminas e minerais que variam entre si. Enquanto o frango, por exemplo, é uma excelente fonte de cobre, zinco, selênio e ferro, a carne suína é rica em vitamina B6, que ajuda o organismo a metabolizar proteína e carboidratos. Diferente dos mitos disseminados em torno da carne, ao ser inserida no cardápio de maneira equilibrada com outros grupos alimentares, ela cumpre papel indispensável na nutrição humana. 

Outras proteínas animais tão importantes quanto as carnes são os ovos que,  por conterem vitamina B12, fortalecem o sistema nervoso e aumentam a produção de sangue, além de contribuírem para a saúde dos olhos. E o leite, rico em cálcio e vitamina D é um forte aliado na prevenção da osteoporose. 

Segundo projeções do COLAPA (Conselho Latino-americano de Proteína Animal), estima-se que até 2050, 3 bilhões de pessoas no mundo passarão a fazer parte da classe média, demandando 60% mais de alimentos de origem animal.

Desde já, muito se discute a respeito dos problemas que podem surgir por conta da necessidade de aumento do número de animais a fim de suprir essas demandas alimentares. Para a Elanco Saúde Animal, no lugar de mais animais, o foco deve concentrar-se em aumentar a eficiência destes, uma solução mais efetiva e sustentável, com economia de recursos naturais, como água, terra e redução de emissões.

Da saúde de animais de produção depende a saúde do planeta. E aqui os esforços da Elanco concentram-se em garantir, por meio de seus produtos, o bem-estar destes animais, que reflete-se diretamente em sua produtividade, sobretudo quando unidos a boas práticas de produção e nutrição, constantemente incentivadas por nossos técnicos no contato com produtores.

Estima-se que nos doze primeiros anos do milênio, seis incidentes envolvendo saúde animal custaram ao planeta US$ 60 bilhões - mais do que a economia de países como Gana e Uganda. Não se trata apenas do fator econômico, mas humano: todas impactaram estoques alimentares, prejudicando a alimentação de milhares de pessoas em todo o mundo.

Por isso, a Elanco Saúde Animal tem seu posicionamento de responsabilidade social, denominado Healthy Purpose, calcado em quatro pilares: animais saudáveis, pessoas saudáveis, empresas saudáveis, planeta saudável, com cada um deles contribuindo para o sucesso e sustentabilidade do nosso ecossistema, compartilhado com as futuras gerações.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink