Dia Nacional de Conservação de Solo fortalece importância da terra

Agronegócio

Dia Nacional de Conservação de Solo fortalece importância da terra

A rotação de culturas aumenta a produção de resíduos e, assim, a estrutura do solo
Por:
3840 acessos
O País comemora, nesta sexta-feira (15), o Dia Nacional de Conservação de Solo, data estabelecida para lembrar da importância dos cuidados com este componente, principalmente para o aumento da produtividade das lavouras e redução dos impactos das pequenas estiagens ou perdas de solos por erosão hídrica. O assistente técnico em solos da Emater/RS-Ascar, Edemar Streck, chama a atenção para as práticas que, segundo ele, são fundamentais para garantir a saúde do solo: o aumento da quantidade de palha na superfície, o plantio em nível e a rotação de culturas, além da prática de contenção das enxurradas por meio do terraceamento, importante mesmo no plantio direto.


A rotação de culturas aumenta a produção de resíduos e, assim, a estrutura do solo. A palha, além de reduzir a erosão, é responsável pela retenção de água da chuva e, conseqüentemente, por minimizar o impacto de pequenas estiagens sobre a produção. Já o cultivo em nível reduz pela metade as perdas por erosão.


Streck destaca que 95% das lavouras de soja e milho são cultivadas no sentido de declive. "Isso facilita a perda de água, solo, sementes e fertilizantes através dos sulcos abertos pelas semeadoras, na ocorrência de chuvas logo após o plantio. Por isso, orientamos sempre para que se faça o plantio em curvas de nível e, se não for possível, pelo menos que se realize o plantio em nível", afirma o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, ao explicar que esta prática evita também a perda da palha sobre o solo, reduzindo a erosão.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink