CI

Dia Nacional do Campo Limpo 2009 prevê reunir mais de 120 mil pessoas

Ações fazem parte da programação para comemorar resultados na destinação de embalagens vazias de agrotóxicos


No dia 18 de agosto, data que desde o ano passado integra o calendário oficial brasileiro, será celebrado pelo quinto ano consecutivo, o Dia Nacional do Campo Limpo. A comemoração reunirá mais de 120 mil pessoas de 23 Estados brasileiros, que participarão de iniciativas de conscientização ambiental realizadas por 107 centrais de recebimento de embalagens de agrotóxicos, a fim de difundir a importância de destinar corretamente esses recipientes para a consolidação de uma agricultura sustentável, além de celebrar os ótimos resultados alcançados pelo sistema no Brasil.

“O Dia Nacional do Campo Limpo é a principal celebração do sistema de destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos. A data representa o engajamento de todos os elos da cadeia produtiva agrícola no programa de descarte de embalagens e reafirma o compromisso de cada uma dos envolvidos com a produção agrícola sustentável”, afirma João Cesar Rando, diretor-presidente do inpEV, instituto que tem entre seus associados os fabricantes de defensivos agrícolas.

As centrais de recebimento de embalagens vazias comemoram a data realizando dias de Portas Abertas (onde abrem as instalações das unidades de recebimento para a visitação da comunidade), visitas a escolas, universidades, entidades que oferecem cursos técnicos e profissionalizantes e organizando comemorações promovidas em locais públicos, com apoio das prefeituras. Além disso, dentre as atividades desenvolvidas estão os concursos de desenho - para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental -, de redação - para jovens do 6º ano 9º ano - e, pela primeira vez, o concurso Campo Limpo, para professores do ensino fundamental envolvidos com as comemorações. Nesta edição, os temas serão “O mundo fica mais limpo com a reciclagem” para o concurso de desenho, “A reciclagem é importante para o futuro do campo” para as redações e “Diga não ao desperdício!” para os professores.

A comemoração do Dia Nacional do Campo Limpo é uma iniciativa do inpEV e conta com o apoio da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV) e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). As atividades municipais são realizadas pelas centrais de recebimento de embalagens vazias. As empresas fabricantes de produtos fitossanitários associadas ao inpEV apóiam e participam das comemorações por todo o Brasil, assim como órgãos públicos municipais e estaduais e vários parceiros locais.

Em 2008, o Dia Nacional do Campo Limpo mobilizou, em todo o país, 117.449 pessoas, entre estudantes, autoridades, agricultores, distribuidores, cooperativas, representantes da indústria fabricante de defensivos agrícolas e a comunidade em geral, que participaram de atividades realizadas por 99 centrais de recebimento de embalagens vazias de 23 Estados.

Para mais informações sobre as atividades do Dia Nacional do Campo Limpo, inscrições e regulamentos dos concursos, e edições anteriores, visite www.dianacionaldocampolimpo.org.br

Resultados da destinação final no Brasil

O modelo brasileiro de gestão das embalagens vazias de agrotóxicos no Brasil é reconhecido como referência dentre os países que possuem um sistema semelhante ao nacional por sua maturidade e resultados obtidos. Enquanto o país destina 94% do total de embalagens plásticas colocadas no mercado, o Canadá é responsável por 73%; a Alemanha, por 65%, França (64%) e Estados Unidos (20%)*.

De 2002 até o primeiro semestre de 2009, agricultores, canais de distribuição (revendas e cooperativas), indústria e o poder público foram responsáveis pela destinação final de mais de 150 mil toneladas de embalagens vazias, sendo que no primeiro semestre deste ano, o volume destinado foi de 14.160 toneladas, 17,3% maior em relação ao mesmo período do ano passado (12.076 t). Somente em junho, as 399 unidades de recebimento em funcionamento no país enviaram para o destino final 3.030 toneladas de embalagens vazias.

*Fontes: Adivalor (França), Acrecycle (EUA), CropLife (Canadá), inpEV (Brasil) e Pamira (Alemanha). As informações são da assessoria de imprensa do inpEV.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.