CI

Diálogo Agrícola Brasil Estados Unidos 2016

Evento ocorrerá no dia 19 de outubro em Brasília 


Evento ocorrerá no dia 19 de outubro em Brasília 

A agropecuária continua a afirmar o seu papel na economia mundial. O Brasil e os Estados Unidos estão em posições estratégicas para enfrentar novos desafios no futuro, próximo e distante. O progresso agropecuário observado nas últimas décadas será fortalecido ainda mais pela tecnologia, motivando melhorias revolucionárias em segurança alimentar, segurança do alimento, sustentabilidade e preservação ambiental.

Com isto em mente, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) dão prosseguimento à conversa sobre os temas mais pertinentes à agropecuária mundial, debatendo o futuro do setor na segunda edição do Diálogo Agrícola Brasil-Estados Unidos. Este ano, os setores público e privado, a academia e a sociedade civil, se reunirão para abordar as seguintes questões:

•    O que deve ser feito a fim de continuarmos a aumentar a produtividade no campo?

•    Como se adaptar e lidar com o universo das tecnologias, especialmente o pequeno e médio produtor?

O FUTURO DA AGRICULTURA: CULTIVANDO COM INTELIGÊNCIA

Programação  

Dia 19 de outubro

8h00    Credenciamento e café da manhã

8h45 às 9h15 -  Abertura

O Presidente da CNA, a Embaixadora dos Estados Unidos no Brasil e o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento compartilharão suas perspectivas neste segundo encontro entre Brasil e Estados Unidos, que representa mais um passo no sentido do maior diálogo e entendimento entre os países.

   •    João Martins da Silva Junior, Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)

   •    Liliana Ayalde, Embaixadora dos Estados Unidos no Brasil

   •    Blairo Maggi*, Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA)

9h15 às 10h45    Painel I: O Futuro da Agricultura: Cultivando com Inteligência

Este painel tem como objetivo discutir, em alto nível, dando perspectivas políticas, o futuro da agricultura e o que deve ser esperado com relação às tecnologias. Qual papel as tecnologias irão desempenhar na agricultura do futuro? Como eles veem a agricultura no futuro? O que eles esperam e quais são as perspectivas? Qual é o papel e como os governos, produtores e setor privado devem se responder a esta tendência?

Moderador: Eduardo Corrêa Riedel, Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul e Vice-Presidente de Finanças da CNA

10h45 às 12h15    Painel II: O Papel das Tecnologias Frente às Incertezas Climáticas

Como as incertezas climáticas afetam os agricultores e quais tecnologias podem ser utilizadas para mitigar os efeitos negativos? Como as tecnologias podem ajudar no planejamento da agricultura com relação ao clima e seus cenários imprevisíveis? A situação da agricultura tropical é parecida com a das regiões temperadas? Como ampliar a resiliência e a produtividade dos diferentes sistemas de produção frente às incertezas climáticas numa realidade onde os recursos estão cada vez mais escassos?

Moderador:  Luiz Cláudio Costa, Professor Titular da Universidade Federal de Viçosa (UFV) 

12h15 às 13h45    Almoço

13h45 às 15h00    Painel III: Cenário das Startups Agropecuárias

O objetivo deste painel é escutar e aprender um pouco com as empresas novas, e de rápido crescimento, que vem revolucionando a maneira de se trabalhar no campo (e com o campo) por meio de tecnologias acessíveis e inovadoras.

Moderador: Marcos Fava Neves, Membro do Conselho da Markestrat, Professor Titular da FEA-RP/USP e Professor Internacional Adjunto da Universidade de Purdue 

15h00 às 16h30    Painel IV: Big Data e a Nova Revolução Tecnológica

Tecnologia permeia a agricultura, a pecuária e a sociedade, oferecendo muitas maneiras de se acumular grandes quantidades de dados. O objetivo deste painel é apresentar exemplos concretos e discutir como os produtores rurais podem navegar nas novas tendências de Big Data. Para onde essa tecnologia nos está levando? Quais são as mudanças trazidas pela coleta e uso intensivo de dados? Quais são as principais preocupações no que diz respeito à segurança, privacidade e uso dos dados coletados? Como o surgimento de drones na agricultura impactam os produtores? Qual é o papel do governo nesta área? Como pode o pequeno e médio produtor participar desse desenvolvimento do setor?

Moderador: José Paulo Molin, Professor da ESALQ, Universidade de São Paulo (USP) e Presidente da Comissão brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP) 

16h30 às 18h00    Painel V: Conversa com o Produtor: Desmistificando o Uso de Tecnologia no Campo

Pequenas, médias e grandes propriedades têm se informatizado e profissionalizado para alcançar altos índices de regularidade e qualidade de produção. O que os produtores precisam fazer para acessar e competir no mercado atual? O que eles fizeram, no Brasil e nos EUA, para alcançar alta qualidade e produtividade? As tecnologias são acessíveis para pequenos e médios produtores? Quais são as perspectivas sobre o que foi apresentado e discutido ao longo do dia? O que mais precisa ser feito? Este painel reúne produtores de diferentes escalas para desmistificar a ideia de que tecnologia é algo apenas para o grande produtor.

Moderador: José Mário Schreiner, Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Goiás (FAEG) e Vice-Presidente Diretor da CNA 

    •    Produtores brasileiros

    •    Produtores norte-americanos

18h00 às 19h30    Cerimônia de Encerramento e Coquetel de Networking 

Inscrições abertas!

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.