Diário Oficial traz zoneamento agrícola para a cultura de amendoim na Bahia

Agronegócio

Diário Oficial traz zoneamento agrícola para a cultura de amendoim na Bahia

O zoneamento identifica as áreas propícias para o plantio e os períodos de semeadura com menos risco climático
Por:
376 acessos

Brasília - A Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura aprovou o zoneamento agrícola para a cultura de amendoim na Bahia, ano-safra 2009/2010. A portaria, publicada no Diário Oficial da União passa a valer a partir de hoje (27).

O zoneamento identifica as áreas propícias para o plantio e os períodos de semeadura com menos risco climático. Na safra passada, foi planta na Bahia uma área de 6,7 mil hectares de amendoim, com produção de 6,8 mil toneladas, conforme dados do levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O amendoim adapta-se a uma larga faixa de climas, dos equatoriais aos temperados, mas a cultura se desenvolve melhor em climas quentes. A cultura é muito sensível à falta d'água, especialmente no período de florescimento. Em cultivo de sequeiro, o amendoim necessita de chuva acima de 500 milímetros cúbicos, bem distribuída ao longo do período total de crescimento, e de umidade suficiente nos dois primeiros meses do período vegetativo.

O cultivo do amendoinzeiro não é indicado para regiões muito úmidas ou com períodos de chuvas muito prolongados, que propiciam o aparecimento de doenças e prejudicam a colheita e a qualidade do produto.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink