CI

Dias de Campo apresentam alternativas de manejo para áreas com declínio e morte de videiras

Eventos gratuitos apresentam resultados de projeto de pesquisa


Eventos gratuitos apresentam resultados de projeto de pesquisa

Aprender a identificar e como tratar doenças, pragas, problemas no solo e escolher mudas de videira de qualidade serão os principais temas abordados nos Dias de Campo de reconversão de vinhedos em áreas com declínio e morte de plantas, promovidos pela Embrapa Uva e Vinho e entidades parceiras, nas próximas semanas.

Os eventos, com entrada gratuita, acontecerão nas propriedades de viticultores parceiros  (veja lista completa abaixo), nos municípios de Flores da Cunha (17/04), Bento Gonçalves (18/04), Farroupilha (19/04), Garibaldi (20/04) e Caxias do Sul (24/04). “A ideia é mostrar as áreas que conseguimos recuperar. Dessa forma, além da apresentação dos técnicos, os participantes vão poder ver e trocar ideias com os produtores envolvidos”, esclarece Lucas Garrido, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, que é o coordenador dos eventos e também líder do projeto “Tecnologias para a viabilização e sustentabilidade dos vinhedos em áreas de renovação na região sul do Brasil”.

Segundo Garrido, nos eventos serão apresentadas diversas recomendações consolidadas pela equipe do projeto, que conta com a participação de especialistas da Embrapa Uva e Vinho e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e dos viticultores que auxiliaram na validação das tecnologias nas suas áreas, que serão os locais dos dias de campo. “Conseguimos recuperar áreas com problemas com fungos de solo, como pé-preto, com pérola-da-terra ou até mesmo excesso de cobre ,e torná-las produtivas novamente”, antecipa ele.

Para conferir a programação completa dos dias de campo. As inscrições para os dias de campo são gratuitas e podem ser realizados pelos telefones (54) 3455-8087 e 3455-8088 e pelo e-mail: [email protected].

Serviço:

Programação:

13h30 - Recepção e Abertura
13h45 - Estação 1: Manejo das doenças em vinhedos em reconversão
14h45 - Estação 2: Manejo do solo na reconversão de vinhedos
15h45 - Estação 3: Identificação e manejo das pragas em vinhedos
16h45 - Estação 4: Mudas de qualidade para reconversão de vinhedos
17h30 - Encerramento 
Datas e Locais:
17/04 - Flores da Cunha  - na propriedade de Olir Marin, na Linha São Cristóvão, com o apoio da Cooperativa Nova Aliança.
18/04 - Bento Gonçalves – na propriedade de Vinícios DallOglio, em Faria Lemos, com o apoio da Cooperativa Aurora.
19/04 – Farroupilha -  na propriedade de Fabiano Fabro, na Linha Machadinho, com o apoio da Vinícola Garibaldi.
20/04 – Garibaldi – na propriedade de Eleandro Bortolini, na Marcorama, com o apoio da Vinícola Garibaldi.
24/04 - Caxias do Sul- na propriedade de Roni Castoldi, em Ana Rech, com o apoio da Emater-RS/Ascar.
Inscrições gratuitas: (54) 3455-8087 e (54) 3455-8088 e e-mail: [email protected].

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.