CI

Dias de Campo sobre soja movimentaram a região

Tendo como tema central a soja, dois Dias de Campo foram realizados na região de Passo Fundo, nesta semana, envolvendo aproximadamente 250 pessoas


Tendo como tema central a soja, dois Dias de Campo foram realizados na região de Passo Fundo, nesta semana, envolvendo aproximadamente 250 pessoas. Na terça-feira (18/12), o evento foi realizado no município de Vila Maria, na propriedade de Maurício Francisco Maroni e família. Já nesta quinta-feira (20/12), foi a vez da propriedade de Jolderio Moresco e família abrir as porteiras para o Dia de Campo, realizado em Ciríaco, na comunidade de Cruzaltinha. A promoção foi da Emater/RS-Ascar, em parceria com as prefeituras. 

Tecnologia de Aplicação, Conservação de Solos e Fertilidade, Manejo Integrado de Doenças, Manejo Integrado de Pragas e Inoculação na Cultura da Soja foram temas apresentados nas estações pelos engenheiros agrônomos da Emater/RS-Ascar Elder Dal Prá, Rafael Goulart Machado, Luiz Fernando Pontel de Oliveira, Vilson Nadin, Joana Hanauer, Lilian Dallagnol e Rodrigo Battistella.

Regionalmente, a cultura da soja é a mais cultivada nas lavouras, sendo uma das principais fontes de receitas. Os objetivos dos eventos foram apresentar orientações com foco em técnicas de uso de pulverizações, para trato das doenças e pragas. Além de uso de recursos para melhoria da eficiência da inoculação, objetivando melhorar a nutrição da cultura da soja, via tratamento de sementes. 

Para o produtor anfitrião de Ciríaco, Jolderio Moresco, eventos como esse são muito importantes. ?Sou parceiro desses eventos, porque a gente sempre aprende com esses experimentos. Quem vem e aprende 10%, já vale a pena?, disse. Em sua avaliação o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Oriberto Adami, destacou a importância de promover eventos técnicos para atualização dos produtores. ?A Emater não pode deixar de trabalhar com as principais atividades que são geradoras de renda, em especial a soja?, falou.

O prefeito de Vila Maria, Maico Serrafini Betto, colocou que é importante o produtor ter o controle dos custos de produção das atividades desenvolvidas, e não estar somente atento à quantia colhida por área de cultivo. Já o prefeito de Ciríaco, Arlindo Lopes, destacou a Emater/RS-Ascar como instituição de ponta em desenvolvimento e extensão. ?Na Emater encontramos uma grande parceira. Temos que trabalhar unidos. 

Os eventos contaram com patrocínio da Razera Agrícola, Cresol Nordeste, Labfertil, Agropecuária Parceiros do Campo, Comdevima e Sicredi. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.