Diferença na microbiota de fazendas orgânicas e tradicionais
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,200 (0,72%)
| Dólar (compra) R$ 5,63 (0,59%)

Imagem: Marcel Oliveira

FAZENDAS LEITEIRAS

Diferença na microbiota de fazendas orgânicas e tradicionais

Estudo foi feito na Universidade de Leiden
Por: -Leonardo Gottems
385 acessos

Bactérias e fungos em fazendas leiteiras orgânicas são significativamente diferentes daqueles em fazendas convencionais. Isso foi descoberto pela pesquisadora de pós-doutorado Sofia Gomes e seus orientadores Nadia Soudzilovskaia e Peter van Bodegom da Universidade de Leiden, em colaboração com o Instituto Louis Bolk e o Centro de Biodiversidade Naturalis. Uma melhor compreensão da vida microbiana nas fazendas contribui para uma melhor produção.

Ao fazer laticínios como queijo e iogurte, bactérias e fungos são indispensáveis. Eles determinam o sabor, a estrutura e a aparência do produto final. A composição específica da comunidade fúngica e bacteriana, também conhecida como microbioma, explica porque cada queijo tem seu sabor característico. Mas o microbioma também desempenha um papel importante, por exemplo, no solo da fazenda.

No entanto, esses micróbios também podem causar doenças e deterioração. Pesquisadora Nadia Soudzilovskaia do Centro de Ciências Ambientais afirmou que “todas as diferentes comunidades microbiológicas em tal fazenda, no solo, a alimentação das vacas, os corpos das vacas e, finalmente, o leite, são importantes. Todos fazem parte do ciclo e cada um contribui para a produção de laticínios de uma forma específica e diferente. Portanto, a obtenção de informações sobre os microbiomas da fazenda é importante para otimizar a produção de laticínios.

Os cientistas queriam testar se cada fazenda leiteira tem uma comunidade bacteriana e fúngica específica que está presente em todas as partes do ciclo. Para tanto, eles examinaram as comunidades microbianas em vinte fazendas leiteiras. Eles coletaram amostras do solo sob o prado, da silagem de grama que foi alimentada, do estrume recém-coletado das vacas leiteiras e do leite do tanque. Os pesquisadores analisaram fazendas convencionais e orgânicas localizadas em dois tipos diferentes de solo: areia e turfa.

Anúncios que podem lhe interessar

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink