CI

Dificuldades do plantio da safra é tema de discussão em MG

Federações de Agricultura reuniram-se nessa terça-feira em Belo Horizonte


Pouca aplicação do crédito rural, redução de safra e escassez de renda são assuntos que vêm preocupando produtores e lideranças rurais nesse período de plantio de safra. De acordo com dados da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), dos R$ 60 bilhões anunciados pelo Governo Federal para a aplicação em crédito rural, pouco mais de R$ 10 bilhões foram utilizados.

Esses números foram discutidos durante reunião da Comissão de Cereais realizada em Belo Horizonte, na tarde dessa terça-feira (21-11). Segundo o presidente da Comissão, Macel Félix Caixeta, representantes de Federações de Agricultura de todo o país, presentes na reunião, apresentaram dados sobre plantio, insumos, redução de safra e endividamento de seus respectivos estados.

Reduções

Caixeta explica que – depois de analisados os dados apresentados pelas Federações - em nível nacional, a produção de soja da safra 2006/2007 se reduzirá em 12% em relação ao plantio passado. Já a produção de milho cairá em 6%. No Estado do Mato Grosso a queda da soja é mais preocupante, estima-se que a produção será reduzida em 25%. Em Goiás a produção do grão ficará 15% menor.

Endividamento

Os baixos preços dos produtos agrícolas, sobretudo a soja, fazem com que os produtores tenham dúvidas se conseguirão pagar as parcelas de prorrogações de dívidas. Para que os preços sejam recuperados e os custos reduzidos a Comissão irá elaborar um documento com as medidas estruturantes para o setor. O documento será encaminhado até o final deste mês ao Ministro da Agricultura e ao Presidente da República. As informações são da assessoria de imprensa da Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.